sábado, 18 de junho de 2011

Icapuiense fala da profissão de Agrônomo no programa Globo Universidade

Ilustração. Produção de melão. Foto: UFERSA
O programa  Globo Universidade, exibido na manhã deste sábado abordou o trabalho do curso de Agronomia da Universidade Federal do Semi-Arido - UFERSA em Mossoró. O engenheiro agrônomo Ulisses Augusto foi um dos entrevistados.

Leia a reportagem abaixo:

Conheça o curso de Engenharia Agronômica e o mercado de trabalho

Veja a lista de cursos de graduação registrados no Ministério da Educação

A Agronomia está ligada à produção de alimentos, de origem animal ou vegetal. O trabalho do engenheiro agrônomo é produzir, conservar, transformar e colocar o alimento no mercado.
Segundo a Associação dos Engenheiros Agrônomos do Distrito Federal, o agronegócio brasileiro responde, hoje, por 33% do PIB, 42% das exportações totais e por 37% dos empregos do país.

A profissão de engenheiro agrônomo regulamentada desde 1933, tem se especializado cada vez mais, e a área de atuação é muito ampla. O profissional pode trabalhar na área de pesquisa, ou com estatísticas, na descoberta de como acabar com pragas e doenças, no desenvolvimento de projetos, na área acadêmica ou até mesmo como gestor de pessoas. Além de atuar diretamente junto aos produtores rurais, ele poderá trabalhar em empresas e órgãos públicos ligados à pesquisa, empresas ligadas à transformação e comercialização de produtos agropecuários, empresas relacionadas com a produção e venda de insumos agrícolas e em setores ligados às cadeias produtivas agrícolas.

O desenvolvimento dos biocombustíveis também faz parte das atividades desses profissionais desde o cultivo das espécies ao seu processamento, industrialização, qualidade e mercado. Para atingir índices relevantes de produção é necessária a contribuição do engenheiro agrônomo, tanto como pesquisador, gerando novas tecnologias, como mantenedor da qualidade da produção.

O engenheiro agrônomo Ulisses Augusto, mora em Icapuí, no Ceará, e trabalha na produção de hortaliças, fazendo um trabalho de pesquisa com melão e melancia. Ele cuida da cultura de cada um, modificando o manejo, seja com uso de fertilizantes ou cuidando da variação de adaptação ao clima.

Para ele, o trabalho do engenheiro agrônomo é importante para diversificar a cultura de novos alimentos. O olhar do profissional pode despertar para o aproveitamento daquele espaço onde ele trabalha, passando a ter diversas culturas.

De acordo com a Associação dos Engenheiros Agrônomos do Distrito Federal, o Brasil é hoje o maior produtor de café, açúcar, álcool e sucos de frutas e lidera o ranking das vendas externas de soja, carne bovina, carne de frango, tabaco, couro e calçados de couro.

Veja a lista de Faculdades de Agronomia no site do Globo Universidade, clicando abaixo: http://redeglobo.globo.com/globouniversidade/

Nenhum comentário: