segunda-feira, 27 de junho de 2011

Artigo: Mais Simples

Extraído do blog Feministas na Cozinha (http://feministasnacozinha.wordpress.com)

Mais Simples


Icapuí é um município cearense que se encosta na divisa com o Rio Grande do Norte. Na sua história tem – nos idos dos anos 80 – as iniciativas de políticas públicas como Orçamento Participativo e os precursores dos agentes comunitários de saúde. Além disso é um município com histórico de manifestações culturais sólidas como, por exemplo, teatro de rua. E, claro, tem praias lindas. Tão lindas que o olho fica salgado que nem o mar. Mas, de tudo, o mais bonito e saboroso é o seu povo. Nunca vou esquecer a grande roda de celebração entre alunos de psicologia comunitária do Nordeste inteiro e as pessoas da comunidade de Redonda, todos nós dançando ciranda. São pessoas simples que tem sua beleza à flor da pele, acolhendo com inteireza e repartindo sem restrições.

Hoje a Bárbara aprendeu a fazer labirinto. Na calçada de casa, a rendeira se entregou ao momento de ensino e todas nós, mesmo as que observávamos apenas, aprendemos. Hoje recordamos a beleza do simples. Simples na panela, no prato, sabor de vida. Comemos delicioso ensopado de lagosta e camarão alho e óleo. O camarão estava muito saboroso, rosado e convidativo. Dizem que camarão alho e óleo é um prato simples. Depois de meditar, meditar e meditar: um insight. O segredo do camarão alho e óleo é a cerveja  - que deve estar muito gelada e você não usa pra temperar o fruto do mar, atenção, atenção.

A noite, uma pergunta: o que é arroz de leite com paçoca? Arroz de leite: simples, simples. Cozinha o arroz da maneira convencional e, no fim do cozimento acrescenta leite e manteiga e deixa tornar-se macio, molinho, grudinho. Paçoca: delícia. Carne de sol, cebola roxa, farinha. Lava a carne de sol pra tirar o excesso de sal. Assa sem deixar endurecer, junta a cebola e a farinha. Pila tudo (ou processa) sem deixar esfarelar a carne. Depois, refoga com mais um pouco de cebola.

Simplicidade, beleza e sabor é ter amiga em casa, mar nos olhos e junho na ponta da língua.

Fonte: http://feministasnacozinha.wordpress.com

Nenhum comentário: