segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Diário do Nordeste: A pesca com compressor "egoísta, e danosa,

"Egoísta e danosa"

O titular da superintendência Federal da Pesca e Aquicultura no Ceará, Melquíades Ribeiro Carneiro, considera a pesca com compressor "egoísta, e danosa, não apenas ao meio ambiente, mas aos apetrechos de pesca alheios. É realmente revoltante. Se não fizessem isso, não haveria conflito".

Segundo ele, muita gente que não pertence ao universo da pesca, seduzida pelo "lucro fácil", tem comprado tambores, montado marambaias ilegais e alugado barcos para posicionar o material, localizado por GPS para depois de quatro meses fazer a despesca. Simples assim.

Segundo Rolfran, o uso do compressor atualmente está acoplado à pesca com marambaia. "Temos uma estimativa entre 50 e 100 mil marambaias em todo litoral cearense, a maioria em Icapuí. O Ibama conhece a localização a partir da apreensão dos GPSs para perícia. Eles chegam até a afundar tambores que armazenaram agrotóxico e dentro das quatro milhas proibidas", conta o chefe da Fiscalização do Ibama.

Para ele, pescador é gente do povo, não bandido: "Mas não se pode confundir: orientar não é ficar ao lado. Quando apreendemos um barco, a justificativa para liberar é que é o único bem e o meio de vida. Mas, com ele, é feita a pesca predatória costumeiramente. "Nós arriscamos nossas vidas, tanto pela reação, quanto pela estrutura, às vezes a 70 milhas da costa e às vezes temos que transportar até a Polícia Federal ou mesmo ao Ministério Público para fazer o procedimento" afirma, ao reconhecer que o trabalho de fiscalização ainda está longe de atender a demanda dos pescadores.


Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: