quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Nas páginas policiais


Foto: Diario do Nordeste

Definitivamente houve uma brutal reversão da participação do Município de Icapuí na mídia. Concordando com outros colaboradores do blog, saímos de uma cidade conhecida por suas belezas, traquilidade e acolhimento para ser estampada nas primeiras páginas (policiais) por outras "qualidades". Saímos da mídia positiva para a mídia negativa. O destaque de Icapuí sempre foi, em sua maioria, pela sua abençoada natureza sim, mas isso veio à reboque dos destaques alcançados durante muitos anos na implementação e êxito de políticas públicas, especialmente de políticas de qualidade social nas áreas de educação e saúde. Mesmo que haja posições que questionem a veracidade das veiculações na mídia, não se pode desconsiderar sua carga positiva para o conhecimento do município para além de suas fronteiras.

Desde o início dessa década, ou já bem antes dela, pode-se falar de uma diminuição dessa presença positiva e uma ascenção de destaques negativos não desejáveis para nosso município nos espaços midiáticos. As pessoas na rua dizem mais ou menos assim: "Quem diria... a gente só saía no jornal por coisas boas, agora só sai por coisas ruins!" O que é uma constatação verdadeira, ainda que não se possa generalizar.

O influxo disso é forte no turismo, no desenvolvimento local, na vida cotidiana, na circulação de recursos, entre outros dispositivos. Sendo assim, precisamos criar estratégias para desfazer as imagens construídas por esse processo negativo e alavancar razões para sair nas primeiras páginas por grandes feitos na qualidade de vida do povo desta cidade. Isso significa refazer a imagem, porque nosso espaço permanece na mídia, apenas foi direcionado para um lado que não nos ajuda a crescer.

Acho que esse é um papel da população, especialmente dos jovens, lutar por razões que nos encha de orgulho por esse tão querido "torrão".


2 comentários:

Anônimo disse...

Uma mangofinha essa. kkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Devemos essa evolução ao prefeito irmão edilson, e ao governo avança Icapuí, inclusive foi o irmão do péfeito Demetrio que instigou os pescadores a fazerem a primeira baderna la no triangulo. Quem não lembra? Agora que coloram os pobres dos pescadores nessa roubada nem aparecem para pelos menos tentar apaziguar o problema. tão com os bolso cheio vão ja querer saber de pescador! mas esses mesmos pescadores com certeza lhe darão o troco muito em breve.