domingo, 8 de novembro de 2009

Segundo caderno sobre os pescadores do Ceará no Diário do Nordeste

O Jornal Diário do Nordeste, em sua edição de domingo (08/11), continua a reportagem sobre a Pesca no Ceará, iniciada no domingo passado (01).

São três matérias que abordam: Pescadores unidos em terra e no mar, Ceará importa pescados e Conflitos distanciam os pescadores do mar.

Na primeira reportagem, a repórter MARISTELA CRISPIM afirma que "O trabalho coletivo é comum em todo o litoral cearense, tanto na pesca, quanto na manutenção dos equipamentos. Hoje é o segundo caderno sobre os pescadores do Ceará, termina aqui a aventura de conhecer este universo tão longe e tão perto. Acordar cedinho, às 4 horas, para acompanhar a saída dos pescadores para o mar é uma experiência que todo ser urbano deveria ter."

Comenta a vida dos pescadores, sua rotina de trabalho, sua falta de conforto e de privacidade no trabalho e sobre a formas de confeccionar os instrumentos de pesca.

Aborda sobre o processo de organização dos Pescadores da Comunidade da Prainha do Canto Verde em Beberibe, onde é citado como "Exemplo de trabalho comunitário e engajamento político no litoral cearense, as conquistas dos pescadores da Prainha do Canto Verde. Da pesca artesanal, além da lagosta no segundo semestre, diversos peixes saem das jangadas em quantidade suficiente para manter a atividade, vital para aquela comunidade. Nos arredores das muitas lagoas, o cultivo familiar de mandioca, milho, cana-de-açúcar, caju, coco e manga complementa a renda." Contando também a luta pela regularização das terras da comunidade contra uma imobiliária.

Durante o resto do dia, continuaremos a destacar sobre as noticias do Jornal Diário do Nordeste.

Para ler toda a primeira reportagem, clique AQUI.


Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: