sexta-feira, 16 de julho de 2010

Dedé Teixeira quer licenciamento da pesca da lagosta no Nordeste

O deputado estadual Dedé Teixeira usou a tribuna da Assembleia Legislativa para solicitar ao Ministério da Pesca soluções para um novo licenciamento da lagosta no Nordeste e ele também propôs a realização de um Seminário sobre o tema. Veja abaixo a matéria do sítio da Assembleia Legislativa do Ceará, que reproduzimos:


Dedé Teixeira quer licenciamento da pesca da lagosta no Nordeste

O deputado Dedé Teixeira (PT) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na sessão plenária desta quinta-feira (15/07), para afirmar que irá promover, com o apoio do Banco do Nordeste, um seminário para discutir a retomada do licenciamento para a pesca da lagosta no Estado. “Vamos fazer um documento solicitando ao Ministério da Pesca soluções urgentes para um novo licenciamento da lagosta no Nordeste”, disse.

Conforme o parlamentar, a referida região vem enfrentando uma crise na pesca, sobretudo o Ceará. Para ele, a volta da pesca sustentável da lagosta representa cidadania, geração de trabalho e renda para milhares de pescadores. “É importante colocar isso pelo fato de que a pesca da lagosta representou a principal peça de exportação que tem levado renda e trabalho pra várias cidades do Ceará”, disse.

Por conta da importância que a atividade tem para o desenvolvimento de algumas cidades, Dedé Teixeira fez uma articulação em Brasília para convencer alguns ministérios a promover uma discussão mediada por técnicos. ”O convencimento é quase que generalizado. A questão do licenciamento é necessária para a sobrevivência desta atividade no Estado”, afirmou.

De acordo com o petista, o seminário tem o objetivo de discutir com o litoral leste e oeste a retomada da atividade e, desse modo, levar a questão para o presidente Luis Inácio Lula da Silva. “No fim do seminário, vamos fazer um documento solicitando ao Ministério da Pesca soluções urgentes para um novo licenciamento da pesca da lagosta no Nordeste”, disse ele, ressaltando a importância de se garantir o desenvolvimento sustentável da pesca artesanal no Brasil.
AT/AF

Fonte: Assembleia Legislativa do Ceará  

Nenhum comentário: