sábado, 3 de julho de 2010

OPOVO: Reunião em Beberibe para apoiar pescadores de Redonda

 Foto: OPOVO
O jornal O POVO de hoje tratá de uma reportagem sobre a reunião dos Pescadores da Prainha do Canto Verde em Beberibe em solidariedade aos pescadores de Redonda. Na reunião servirá também organizar um ato de protesto e pedido de intervenção do Ministério Público. Leia a reportagem abaixo:

Conflitos no mar

Reunião em Beberibe para apoiar pescadores de Redonda

03/07/2010 02:00

Neste domingo, às 8h30min, os pescadores da Prainha do Canto Verde, em Beberibe, fazem uma assembleia para se solidarizar com os pescadores da Praia de Redonda, em Icapuí, que estão em permanente conflito com pescadores ilegais. Nesse ano, a guerra da lagosta já feriu quatro pescadores que utilizam compressores, proibidos por lei. Os pescadores foram atingidos por tiros enquanto pescavam na costa de Icapuí.

Na Prainha, o mesmo problema vem causando uma crise aguda na pesca artesanal. Amanhã, os pescadores vão definir se ainda vale a pena sair para o mar nessa temporada. “Com o compressor, eles limpam o mar, não sobra mais nada para os pescadores artesanais. O custo de uma operação não é recompensado”, explica René Shärer, ambientalista que acompanha os pescadores da Prainha do Canto Verde há mais de uma década.

René conta que em 1995, oito toneladas de lagosta foram pescadas artesanalmente na Prainha do Canto Verde. Esse ano o volume não deve passar de 500 quilos. A pesca é a principal atividade da comunidade.

Na reunião, os pescadores vão organizar algum ato de protesto e devem preparar um pedido de intervenção do Ministério Público. “Hoje os pescadores ilegais desafiam o Estado. São eles que mandam no mar, embora o Ibama se esforce”, lamenta René.


Nenhum comentário: