sexta-feira, 16 de julho de 2010

Jovens Bombeiros e Primeiro passo: projetos de inclusão social do Governo Municipal

Em agosto de 2009 iniciava o curso Jovens Bombeiros Voluntários, promovido pela 3º SSMar/NBL do Corpo de Bombeiros de Aracati, para capacitação de jovens do município de Icapuí nas práticas de salvamento e primeiros-socorros. No mesmo período, iniciava também o projeto social Primeiro Passo, do governo no estado do Ceará, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS, que objetiva inserir os jovens no mercado de trabalho.

Em solenidade realizada pela Secretaria de Ação Social do governo municipal, foi feito a entrega dos certificados de conclusão do curso de Jovens Bombeiros Voluntários e do estágios cumpridos pelos jovens do Projeto Primeiro Passo.

Representando o Corpo de Bombeiros, o Capitão Osvaldo ressaltou o lema adotado pela instituição, "vidas alheias e riquezas a salvar", como sendo o fundamento principal a ser assimilado pelos participantes do curso. Lembrou da importância deste treinamento para a construção do caráter dos jovens e seu papel perante a sociedade. O capitão agradeceu a valorosa contribuição dos agentes públicos do governo municipal, que tiveram a iniciativa de permitir que os jovens icapuienses tivessem acesso a esse tipo de treinamento. Entre os citados, destacou o vereador Lacerda Filho (PSDB), a Secretária de Ação Social Regina Cardoso e a Aparecida Alcantara, servidora daquela secretaria, que muito se empenhou na realização dessas ações e recebeu uma comenda do Corpo de Bombeiros em reconhecimento à sua dedicação.

O Capitão Osvaldo disse ao blog que, dos jovens inscritos no curso, 78 concluíram com êxito e receberam sua diplomação no evento. Também nos informou que o Corpo de Bombeiros irá iniciar uma nova turma para o curso Jovens Bombeiros Voluntários já no mês de agosto, seguindo os mesmos critérios de inscrição adotados no anterior. 
O Corpo de Bombeiros também foi responsável pela execução do Projeto Saúde Bombeiros e Sociedade, que agrupou mulheres da terceira idade e consistia na realização de exercícios físicos específicos para essa faixa etária.

Sobre o Projeto Primeiro Passo, Regina Cardoso destacou a grandiosidade dessas ações por despertar nos jovens o que eles tem de melhor para oferecer ao desenvolvimento de Icapuí. O governo municipal, em parceria com o Corpo de Bombeiro e o governo do estado, propiciou novas experiências a esses jovens que por muitas vezes se viram sem alternativas de crescimento. O Primeiro Passo consiste em oferecer estágios remunerados nas empresas locais, além de garantir capacitação e um auxílio financeiro. Foram beneficiados 140 jovens icapuienses nesse projeto, divididos em cursos de agente de turismo e manutenção de computadores, que garantia uma bolsa no valor de R$ 80,00 mensal; e Jovem Estagiário, que dava uma bolsa de R$ 250,00 mensais, acrescido de vale-transporte e seguro pessoal.
A surpresa ficou por conta da apresentação do grupo Batulata, formado por crianças atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social. O grupo se destaca por transformar materiais sem utilidade em instrumentos musicais. Latas velhas de óleo e de leite em pó, pedaços de madeira, entre outros artefatos, dão origem a instrumentos de percussão e as crianças conseguem fazer um som empolgante e emocionante. O Batulata foi idealizado por Anny Rakiely (professora de percussão), Janailma Ribeiro (psicóloga do CRAS) e Audísia Queiroz (Coordenadora do CRAS).


E para animar ainda mais a festa promovida pelo Batulata, essa garotinha da foto, que toca um dos instrumentos, deu um show de samba no pé no centro do evento. Além de animar, ela demonstrou através de sua inocência a importância dos governos em investirem na educação, cultura, lazer e oportunidades para as crianças e os jovens, pois são eles os responsáveis pela transformação social do mundo. Como disse um dos concludentes dos cursos: isso os tornam pessoas melhores.

Por ClaudiMar Silva

Nenhum comentário: