segunda-feira, 26 de julho de 2010

Icapuí está nas cidades participantes do Projeto de Expansão e Recuperação da Cajucultura no Ceará

O Projeto de Expansão e Recuperação da Cajucultura no Ceará vai atuar em 57 cidades do estado e está divido em quatro polos. O projeto prevê apoio em assistência técnica e capacitação, e em incentivos financeiros. Os critérios serão de ser produtor familiar e portador de DAP e as inscrições vão até o dia 15 de agosto nos escritórios da EMATERCE.
O município de Icapuí faz parte do polo de cajucultura dois, juntos com as outras cidades do Vale do Jaguaribe. Para saber a notícia completa, que estraímos do blog Cajucultura, clique no Leia Mais.



Detalhes do Projeto de Expansão e Recuperação da Cajucultura no Ceará

O Projeto de Expansão e Recuperação da Cajucultura terá atuação em cinqüenta e sete (57), municípios integrantes dos quatro (04) pólos da cajucultura, a saber: POLO 1: Pacajus, Chorozinho, Horizonte, Itaitinga, Barreira, Ocara, Cascavel, Aquiraz, Aracoiaba, Pindoretama, Redenção e Acarape. POLO 2: Aracati, Icapui, Itaiçaba, Beberibe, Fortim, Palhano, Morada Nova e Russas, Jaguaruana, Ibicuitinga, Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, São João do Jaguaribe e Potiretama. POLO 3:Itapipoca, Caucaia, São Luiz do Curu, Umirim, São Gonçalo do Amarante,Tururu, Amontada, Trairi, Marco, Cruz, Bela Cruz, Itarema, Acaraú,Morrinhos, Jijoca, Paraipaba, Paracuru e Pentecoste. POLO 4: Camocim, Granja, Chaval, Barroquinha, Uruoca, Senador Sá, Moraújo, Santana doAcaraú, Martinópoles, Alcantaras, Massapê, Meruoca e Sobral.

ASSISTÊNCIA TÉCNICA E CAPACITAÇÃO
AEmpresa de Assistência Técnica e Extensão Rural - EMATERCE, disponibilizará um quadro permanente de Técnicos e Agentes Rurais exclusivos para supervisionar, assistir e capacitar os participantes do programa.

INCENTIVOS FINANCEIROS
O Governo do Estado do Ceará, através da SDA, repassará a quantia de R$7,00 (sete reais) e R$12,50 (doze reais e cinquenta centavos) por planta cortada e enxertada, tendo o perímetro do caule á altura de 50cm da base as seguintes dimensões: 10cm até 70cm e de 71cm até 1,50 metro respectivamente que será pago em duas parcelas, da seguinte forma: 1ª Parcela: 50% do valor correspondente às mudas cortadas, que será depositado em conta bancária do produtor. 2ª Parcela: será pago o valor correspondente ao percentual de novas copas em desenvolvimento, até o limite de 50% do valor inicialmente declarado. Caso o percentual de novas copas em desenvolvimento seja correspondente à 50% das plantas cortadas, não haverá saldo a ser repassado ao produtor. Na hipótese de novas copas em desenvolvimento seja igual a 50% das plantas cortadas, o produtor não terá saldo a receber.
Na hipótese do numero de plantas com copas em desenvolvimento, ser inferior a 50% das plantas cortadas, o produtor terá saldo negativo, ficando o Estado do Ceará, através da SDA com a faculdade de reclamar o débito administrativa e judicialmente.

CRITÉRIO DE PARTICIPAÇÃO DOS PRODUTORES 
Ser produtor familiar e portador de DAP; Ser receptivo a adoção das tecnologias difundidas pela ATER; Ser proprietário ou arrendatário da área de caju e que tenha plantas improdutivas e/ou áreas plantadas através de castanha (pé fraco); Assinar termo de adesão e termo de compromisso, emitidos pelo programa.

INSCRIÇÃO 
Os interessados deverão procurar os escritórios da EMATERCE que atendem aos municípios abrangidos pelo Programa, até o dia 15 de agosto do corrente ano.

COMO PARTICIPAR 
Nos municípios abrangidos pelo Programa, os interessados deverão procurar os escritórios da EMATERCE ou entrar em contato diretamente com a Coordenadoria do Desenvolvimento da Pecuária da Secretaria do Desenvolvimento Agrário em Fortaleza. As informações adicionais e ou complementares deverão ser obtidas nos escritórios da EMATERCE que atendem aos municípios abrangidos pelo programa.

Nenhum comentário: