sábado, 10 de julho de 2010

Desenvolvimento Sustentável: desafio para um Icapuí melhor

Equipe da SECITEC idealizadora do debate
A Secretaria de Ciência e Tecnologia do município de Icapuí - SECITEC iniciou hoje um ciclo de debates para traçar estratégias de desenvolvimento sustentável para Icapuí, buscando alternativas de geração de emprego e renda para a população através da demonstração das potencialidades econômicas existentes no município que ainda são pouco exploradas, ou nem exploradas são.

A iniciativa do governo municipal traduz o desejo do prefeito Irmão Edilson em transformar Icapuí em pólo de diversas atividades econômicas, gerando para o município, além de vagas de trabalho e outras fontes de renda, um aumento na arrecadação de receitas que se converterão em investimentos sociais para a população, propiciando uma melhoria significativa na qualidade de vida de todos. Para isso, contou com a presença do presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará - ADECE, Sr. Francisco Zuza de Oliveira, e da representante do SEBRAE-CE, Sra, Mônica da Rocha Tomé, articuladora da unidade de acesso a mercados, que mostrou-se disposta a contribuir para a implementação de futuros projetos a serem desenvolvidos no município de Icapuí. 

O primeiro debate, ocorrido hoje, despertou um interesse maior nos que estavam presente, já que as informações apresentadas mostram que as riquezas existentes em Icapuí não se limitam apenas à exploração da pesca. Há uma diversidade enorme de atividades produtivas que podem aquecer a economia local e mudar o foco produtivo de nossa cidade. 

Clique em leia mais e saiba mais detalhes sobre o debate.

Na abertura, o prefeito Irmão Edilson, seguido pelo Deputado Federal José Airton e pelo vereador líder do governo Lacerda Filho, reforçaram a ideia de administrar o município voltado para o futuro com a adoção de políticas públicas de inovação tecnológica e investimentos em qualificação de mão-de-obra, algo que será possível com a instalação do projeto Icapuí Digital, já em fase de instalação dos equipamentos, a construção de escolas técnicas superiores de ensino profissionalizante e a implementação de um parque tecnológico capaz de dar suporte à empresas que necessitam de uma boa estrutura de informática para operacionalizar suas atividades no município. Essas ações na área tecnológica e inclusão digital são coordenadas pelo secretário de Ciência e Tecnologia de Icapuí, Sr Silvio Barreira, junto com sua equipe que tem se empenhado para a efetivação dos projetos daquela secretaria.

A ADECE mostrou a situação confortável em que o estado do Ceará se encontra hoje, sendo uns dos estados da federação de maior destaque na economia. Essa situação favorável permite a atração e o incentivo de investimentos em novos negócios no estado, alertando para a necessidade do município de Icapuí se enquadrar nesse cenário positivo. Destacou ainda a exploração de minérios, produção de energias alternativas (eólica, maremotriz, solar, etc), agricultura e a boa gestão dos recursos hídricos no estado como responsáveis pela boa fase econômica do estado.

Em Icapuí, o grande destaque fica por conta da produção de frutas, em especial o melão, que detém uma grande fatia no mercado nacional de exportação de frutas. Porém, a grande maioria dos produtores locais ainda faz uso da agricultura familiar, de baixa escala. Nesse quadro, a exploração da lagosta não aparece como produto que desperte maiores interesses em investimentos, nem em pesquisas ou incentivos. A ADECE deixa transparecer que é necessário explorar outros tipos de produtos, que estão dando resultados mais positivos, tais como: produção de mel, flores, frutas diversas, camarão, tilápias e algas marinhas. Este último com grande potencial em nosso município, existindo inclusive grupo de algicultores que estão produzindo algas marinhas através de projeto comunitário, e sendo um dos pólos produtivos coordenados pela ADECE, estão obtendo resultados satisfatório. Destaque também para o potencial de produção de energia eólica em nosso município que necessita de aprovação de órgãos ambientais para a instalação das usinas em vários pontos da cidade.

A Dra. Mônica Tomé, do SEBRAE-CE, mostrou um panorama do município de Icapuí e suas potencialidades para atração de novos negócios e investimentos na economia atual da cidade. As quatro atividades principais do município são: petróleo, pesca, agricultura e turismo. Na área de exploração petrolífera há investimentos em perfuração de novos poços, o que representa um aumento na produção nos campos da Fazenda Belém, consequentemente, ocorrerá um aumento no repasse de royalties para o município. Esses investimentos também gerarão novas vagas de emprego e requerem mão-de-obra especializada para ocupação dessas vagas. Na agricultura, destaque para a produção de caju, côco e algas marinhas.

Para a representante do SEBRAE-CE, o potencial turístico de Icapuí é visto como grande gerador de emprego e renda. Fatores como as belezas naturais, patrimônio histórico e cultural, gastronomia, artesanato  e predisposição para o turismo ecológico e de aventura, reforçam esse potencial e necessitam de plano estratégico de turismo para exploração consciente desse nicho.

As possibilidades de novos negócios são muitas. O desafio consiste em fortalecer o desenvolvimento sustentável em nossa cidade, através da elaboração de planos estratégicos para cada área, atentando para a importância da preservação ambiental e a participação da população nas discussões e no envolvimento com o desejo de crescimento econômico da cidade. O governo sozinho não tem capacidade de transformar as ideias apresentadas em resultados. É preciso que os cidadãos participem ativamente desse desenvolvimento e contribuam para que os objetivos sejam alcançados.

Assim, o governo municipal se mostra disposto a formar parcerias com órgãos de apoio e incentivo ao desenvolvimento econômico, para gerar novas oportunidades de emprego renda para que os jovens, principalmente, não precisem abandonar sua terra natal. Do outro lado, a população precisa se mobilizar e mostrar interesse em participar desse desenvolvimento. Trabalhando juntos, os resultados virão.

Por ClaudiMar Silva

Nenhum comentário: