terça-feira, 20 de julho de 2010

Um jovem e sua escolinha de futebol

Clique para ampliar
Xavier é daqueles jovens que se engaja em toda e qualquer mobilização social. Participa ativamente dos movimentos da comunidade de Barreiras e é exemplo de jovem trabalhador, dedicado à sua família e preocupado principalmente com o futuro das crianças daquela comunidade. Seu jeito simples de menino criado de forma humilde, porém de uma educação invejável, é o retrato fiel de que basta ter força de vontade e espírito de cooperativismo para transformar as vidas das pessoas através de ideias simples. 

Foi com esse pensamento que Xavier criou a Escolinha de Futebol para crianças da comunidade de Barreiras. Ele toca o projeto de forma voluntária e incentiva a prática de esportes para um grupo de crianças, que seguem as orientações do jovem instrutor e fazem do futebol o seu lazer, sem saber inconscientemente que, a prática de qualquer esporte pode fazer toda a diferença em seus futuros.

A escolinha de futebol funciona de maneira informal e improvisada. Foi criada há três meses e atende crianças de 8 a 14 anos, todos das comunidades de Barreiras de Cima e Barreiras da Sereia.



Clique para ampliar

As aulas acontecem na quadra coberta da Escola Joana Marques e nas areias da praia, onde as crianças parecem se sentir mais a vontade, trabalhando as duas modalidades do futebol: areia e salão. O projeto recebeu doações de sapatos e bolas do Depósito São Raimundo graças ao empenho de outro jovem da comunidade de Barreiras, Francisco Kleiton, que apóia a iniciativa. Segundo o próprio Xavier, a Secretaria de Turismo e Esporte de Icapuí prometeu a disponibilização de material esportivo para as crianças do projeto.

Clique para ampliar

A escolinha de futebol de Barreiras promove constantemente jogos amistosos e pequenos torneios com a participação de equipes de outras comunidades. Geralmente os jogos acontecem no campo de areia e o desempenho dessas crianças é impressionante, já que aquele tipo de terreno exige um esforço físico muito grande. Isso parece não inibi-las, pois "deslizam" sobre a areia e é possível observar grandes lances realizados pelos pequenos atletas, que chama a atenção pela agilidade e dedicação ao esporte.

O jovem Xavier também participa das ações do Projeto Projovem Adolescente, da Secretaria de Ação Social do município, e desenvolve ações semelhantes com outros grupos de crianças e jovens em outras comunidades. Sem dúvida, um ótimo exemplo a ser seguido por todos.

Parabéns Xavier.

Fotos e texto: ClaudiMar Silva

Um comentário:

Marquinhos disse...

Parabenizo a grande iniciativa do Xavier, como desportista admiro muito essas atividades voltada principalmente para as criançadas.
A Secretaria de Turismo e Esporte do Municipio deveria ter projetos como esses (Escolinhas de Futebol) em todas as comunidades.
O que ocorre e que o governo municipal não tem projetos esportivos . Basta observamos o descaso (abandono) das Quadras e do Campo de Futebol.
ATIVIDADES ESPORTIVAS, ISTO EM ICAPUÍ NÃO EXISTEM MAIS.