sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Artigo: A educação: um processo de interação entre instrução/educação e ensino/ aprendizagem.

M auro Alexandrino M arciel da Costa*

O processo ensino-aprendizagem é muito complexo e envolve diversos fatores que contribuem de forma significativa para que a ação educativa possa acontecer de fato. Entre esses elementos podemos destacar os conteúdos trabalhados, a metodologia utilizada, a avaliação dos resultados propostos e os obtidos, a relação família escola, a nossa concepção de sociedade, a proposta curricular, as diferentes visões educacionais sem deixar de lado as teorias que trabalham com a temática.
 


Nesse contexto podemos destacar também a inter-relação entre o processo de instrução/educação e ensino/aprendizagem. Instruir significa criar condições favoráveis para que o ato de aprender possa ser desenvolvido, ou seja, é nesse momento que o professor subsidia seus alunos a partir de explicações, exemplos práticos, além da teoria necessária a tal finalidade. No que diz respeito a ensino-aprendizagem nos reportamos ao um processo mais amplo onde este não pode ser trabalhado de forma desligada da instrução, uma vez que o ato de ensinar e aprender necessita de elementos que possam desenvolver na prática tal finalidade.

Por ser um processo amplo e envolver diversos fatores, o ensino-aprendizagem deve ser orientado de forma sistemática, coordenada, e, avaliado permanentemente para que possamos visualizar os acertos e os erros, continuando o que está dando resultado e redirecionando o que não foi alcançado. Dessa forma estaremos aptos a compreender o processo na sua totalidade, e, acima de tudo perceber que essa interligação se torna cada dia mais necessária, pois não se educa sem instruir, não se instrui sem educar, não se ensina sem aprender e não se aprende sem ensinar.

* Mauro Alexandrino Marciel da Costa é Licenciado em Geografia e Especialista em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, professor efetivo da Prefeitura Municipal de Mossoró, do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ.

3 comentários:

Rabelo, C.D. disse...

Mauro exercita muito bem essa relação entre aprender a ensinar e ensinar aprender. Quando fala no texto, parece que a gente ver ele em sala. Creio muito nessa capacidade que eu, por exemplo, ainda procuro construir!

Prof. Mauro disse...

Obrigado pelo elgoio. Esse processo necessita de maiores discussões. Pena que os artigos ligados a educação sejam pouco lidos e comentados. É muito importante receber um comentário de pessoas que conhecem a difícil e prazerosa arte de ensinar e aprender.

José Lima Dias Júnior disse...

Prezado Mauro,

Para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra efetivamente, é essencial centrar nossas observações (assim como, nossas ações) na dinâmica dos aspectos da interação na sala de aula. Por isso, Mauro, dentro do contexto de interação (ensino/apredizagem; aluno/professor; instrução/educação) atua como observador e ao mesmo tempo co-particpante do processo, elaborando temas, estratégias de ensino de modo mais significativas, tornando o espaço da sala de aula mais interativo.