sábado, 16 de outubro de 2010

I Fórum Comunitário do Selo UNICEF foi realizado em Icapuí

Aconteceu no último dia 29 de setembro, o I Fórum Comunitário do Selo UNICEF – Município Aprovado. Edição 2009 -2012. Coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDCA, representado pela presidente, a sra Maria Aparecida de Alcântara e pela Comissão Pró- Selo, representada pelo Articulador Municipal do Selo UNICEF e Secretário de Assistência Social do Município, o Sr Augusto Álvaro Jerônimo Gomes. Estiveram presentes diversas autoridades do município e principalmente a sociedade civil organizada, discutindo soluções e propostas de ações voltadas para a criança e adolescentes do município.

O Selo UNICEF – Município Aprovado, é uma estratégia para promover os direitos das crianças e adolescentes e contribuir para o Brasil alcançar os objetivos do Milênio – ODM, definidos pela Organização das Nações Unidas - ONU.


O I Fórum Comunitário foi realizado em Icapuí, no Centro de Juventude e Cidadania, conforme previsto na metodologia: apresentar e aprovar propostas para o plano de ação municipal para a criança e o adolescente. Foi um momento rico com diálogo e expressiva participação da comunidade e as propostas bastante objetivas e centradas , capazes de amenizar e possivelmente solucionar os principais problemas do município em relação ‘a criança e ao adolescente.

Ao final do evento todos assumiram o compromisso de acompanhar, cobrar, fiscalizar e monitorar o plano, para que todas as ações possam ser executadas até o final de 2011.

Propostas para o Plano de Ação, elaboradas e aprovadas no I Fórum Comunitário do selo UNICEF – Município Aprovado – 2009 a 2012.
Os grupos apontaram como principais problemas que afetam as crianças e adolescentes do município:
1 – moradia
2 – Ociosidade das crianças e jovens
3 – Drogas, violência e prostituição.
4 – Falta de alternativas de cultura e lazer
5 – Falta de espaços e materiais esportivos.

E como propostas foram apresentadas:
1 – Atender as famílias com a construção de casas populares.
2 – Qualificação profissional para os jovens
3 - Implantar um Programa Municipal nas cinco regiões, que trabalhe práticas esportivas culturais e de lazer, atendendo crianças e adolescentes.
4 – Promover nas Escolas palestras e oficinas sobre sexualidade, prevenção ás DST’s e gravidez na adolescência, junto com as famílias.
5 - Ativar as 7 salas de informática das escolas

Fonte: Secretaria de Ação Social de Icapuí

Nenhum comentário: