sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Artigo: Poda ou mutilação?

Poda ou mutilação?

José de Arimatea da Silva – Geógrafo
Mestrando em Geografia Física - UFC

As questões ambientais tem se tornado uma temática preocupante nos dias atuais, principalmente porquê estas se refletem em mudanças no clima que afetam diretamente a vida no planeta. No tocante a esta questão, podemos ressaltar a importância das árvores para a manutenção do clima, pois elas ajudam a amenizar a temperatura, mantém a umidade do ar, oferecem sombra, entre outros benefícios principalmente para os centros urbanos que são geradores de ilhas de calor.


Por ter ciência da importância das árvores e que nesses dias de muito calor elas são essenciais, hoje me deparei com umas cenas que me deixaram indignado, indignação não só minha como de boa parte da população do município. Uma empresa chamada ECO (um nome bem sugestivo, poderia até se chamar ECOMUTILADORA LTDA) a SERVIÇO DA COELCE que era para fazer a poda das árvores, mutilou as árvores das ruas do centro da cidade, destruindo os locais de sombra, abrigo de mototaxistas e de outras pessoas, além abrigo de aves e outros pequenos animais, contribuindo para o aumento do calor na cidade.

Segundo BUARQUE DE HOLANDA podar significa aparar ramos de plantas, desabastecer, tornar menos basto; enquanto mutilar significa cortar qualquer parte de; truncar, portanto, existe uma grande diferença entre fazer a poda e mutilar uma árvore.

De acordo com a Lei 9605/98 artigo 49, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia, constitui-se crime com pena de detenção de três meses a um ano e multa, ou ambas as penas cumulativas.

Não estou aqui com radicalismo ou/nem com discurso ecochato, pois entendo que as árvores que estão debaixo da fiação precisam ser podadas para evitar acidentes, porém, podar é uma coisa e mutilar é outra. Se a empresa ECO não tem competência para realizar a poda das árvores como deve ser feita, não custa nada pedir orientação ao órgão ambiental ou capacitar seus funcionários.

Espero que alguma providência seja tomada para não nos tornarmos um lugar de desmandos e desrespeito as Leis que regem nossa sociedade. Confiram vocês mesmo pelas ruas de Icapui e tirem suas conclusões.

Nenhum comentário: