quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Deputado Flávio Bezerra fala sobre a apreensão dos barcos da Redonda


O deputado federal Flávio Bezerra fez um discurso na tribuna da Câmara dos Deputados, onde ele fala sobre a questão da apreensão dos barcos da praia de Redonda pela Polícia Federal a mando da Justiça. Ele também aproveita para agradecer a expressiva votação que obteve no pleito deste ano. Abaixo reproduzimos o discurso no sítio do deputado.

Flávio Bezerra agradece expressiva votação que obteve

Sr. Presidente, venho à tribuna falar a respeito da apreensão judicial feita pela Polícia Federal dos 2 barcos da Redonda que protegem aquela comunidade.

Na época em que o vento está muito forte no Ceará, quando o pescador vai para o mar tirar o seu sustento, corre o risco de o seu barco vir a naufragar, ou de sofrer um acidente, pode haver aquebra de tranca e do mastro, ou a vela rasgar, e ele ficar desabrigado. 

Por isso, aqueles 2 barcos estão ali para patrulhar e também resguardar a vida humana no mar.
Mas com essa ação judicial, os barcos estão presos na Capitania dos Portos, onde eu estive para ver a condição de ancoragem. Conversei com o capitão dos portos,que disse estar pronto para bem guardar aqueles 2 barcos a encargo da Capitania, e se dispôs até a colocá-los num galpão. Quero dizer ao povo do Ceará e da Redonda que estamos agindo, por meio dos nossos advogados, para liberar esses 2 barcos o mais rápido possível. Eu sei da atuação do povo do Icapuí no que diz respeito a guardar o local de onde tiram o seu sustento. Sabemos que a população não pode fazer o policiamento, mas na falta do Estado, o que ela fará? Por isso, o redondeiro está atuante e apreensivo. Precisamos, portanto, que o Ministério da Pesca e o IBAMA se façam presentes na Redonda e em todo o Beberibe, para patrulhar e guardar a área de pesca, porque aqueles pescadoresartesanais que obedecem as ordens desses 2 órgãos estão prejudicados.

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, marisqueiras e pescadores do Brasil, neste primeiro discurso após a eleição, inicialmente, quero agradecer a Deus e a todos os cearenses, a todos aqueles que votaram conosco, às 73.590 pessoas que acreditaram no nosso trabalho. Ainda tenho mandato até janeiro do ano que vem.


Fonte: Flávio Bezerra

Nenhum comentário: