domingo, 10 de outubro de 2010

Icapuí: salve terra de verdes coqueiros


Icapuí: salve terra de verdes coqueiros!
(Este artigo foi publicado no portal www.nordesturismo.com.br da turismóloga Eliane Curvello)
Por: ClaudiMar Silva

“Salve terra de verdes coqueiros”, diz os versos do hino da cidade de Icapuí. Situada no extremo leste do Ceará, encanta não somente pelo vasto coqueiral - as belezas naturais do município estão presentes em cada detalhe, cada curva que o vento dar. O mar verde dos coqueiros se confunde com o mar azul do infinito, bordado com falésias exóticas e misteriosas. A tranqüilidade das ondas abraça os pescadores e suas embarcações. O povo, “que é grande, generoso e feliz de verdade”, estão nos versos do mesmo hino, num misto de beleza e magia presentes neste pequeno paraíso.

As praias têm uma silhueta única, onde cada curva desnuda uma paisagem diferente. É como se Icapuí fosse todos os lugares em um só. Cada pedra à beira-mar parece ter uma história para nos contar, e cada vela de jangada exibe a altivez de um povo simples e acolhedor. As falésias compõem um cenário místico, intrigante às vezes, que atrai os olhares curiosos de quem por aqui passa. As dunas serpenteiam sobre a vegetação e dançam com o vento, numa eterna música que transforma a paisagem a todo instante.

As histórias, os mitos e as lendas estão presentes em cada uma dessas paisagens. Há sereias encantadas que habitam a “pedra da moça”, há vestígios de holandeses que remontam a história do descobrimento do Brasil. Há contos de pescadores em suas aventuras em alto-mar. Mar esse que, de vez em quando, confunde-se com o azul do céu.

Em Icapuí você também encontra árvores que moram no mar, moradia de uma infinidade de espécies da fauna e da flora; rios que não são rios, mas que abrigam o descanso dos barcos trabalhadores. Tem o mar que vai embora e quase esquece de voltar, mas sempre volta - ou pra ver o sol dormir, ou pra ver ele acordar. Tem praias onde a paisagem é somente a praia, nada mais. Uma extensa faixa de litoral que humildemente diz a todos: “aqui, o Ceará termina ou começa”.

Visite-nos!

Mais informações em:
Secretaria de Turismo: (88) 3432-1200

Nenhum comentário: