quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Diário do Nordeste: Turismo o ano inteiro

A natureza caprichou na principal praia de Aracati, que orgulha nativos e cativa os visitantes que vão em busca de paraísos terrestres
Passeios charmosos em jardineira puxada
por trator e opções de lazer tranquilo para as crianças
ALEX COSTA

A principal praia de Aracati proporciona aos visitantes o contato com habilidosas labirinteiras, passeios charmosos em jardineira puxada por trator e opções de lazer tranquilo para as crianças fotos: alex costa

Mundo afora há lugares simplesmente para rápida passagem, há destinos pra conhecer e não mais voltar. Mas, a geografia terrena é generosa com o turismo e guarda recantos mágicos que encantam à primeira vista e propiciam temporadas de intensas emoções.

Um desses belos recantos fica no litoral Leste do Ceará. Canoa Quebrada era uma simples vila de pescadores até ser descoberta pelos hippies, que se apaixonaram pela beleza do lugar e a hospitalidade dos nativos. A fama ultrapassou fronteiras. Hoje, a praia é território de todas as tribos em busca de felicidade, sob as bênçãos da natureza.

Em Canoa Quebrada, o sol brilha quase o ano inteiro, mas a lua e a estrela resumem a beleza e a magia do lugar. Há quem diga que ali o dia continua no começo da noite e a noite continua no começo do dia. De todo jeito, é sempre tempo de curtir o lugar, que ganhou em estrutura para bem receber os visitantes, gente de todos os cantos que não para de chegar.

Em 2009, eram 38 pousadas em Canoa Quebrada. Hoje, o número saltou para 70, com a oferta de 2.850 leitos, divididos entre instalações luxuosas ou estruturas mais simples, mas que abusam da rusticidade e charme para a conquista de hóspedes. Na praia há, ainda, 15 restaurantes com cardápio diversificado para a clientela e 25 barracas instaladas à beira-mar, onde pratos à base de peixes e frutos do mar são os preferidos dos visitantes.

Na chegada a Canoa, a primeira providência é deixar o relógio de lado e seguir o ritmo do lugar. A ordem é desfrutar de tudo de forma intensa, como é a beleza do destino, renovada a cada movimento da maré. Às vezes, os verdes mares beijam as falésias, em outras, afastam-se, oferecendo piscinas naturais e extensa faixa de areia para longas caminhadas, com direito a paradas para contemplação do cenário.

Passeios
A beira-mar é o ponto de partida para desbravar Canoa Quebrada. Depois do banho de mar refrescante e de desfrutar da estrutura das barracas, é hora de aventurar-se pelo destino. A melhor forma é em passeios de buggy pelas dunas, oferecidos por profissionais credenciados à Associação de Bugueiros de Canoa Quebrada (ABCQ). São 61 ao todo. A Comunidade Buggy Rosa integra a ABCQ e se destaca pela simpatia dos bugueiros em veículos cor de rosa.

O turista escolhe entre passeios mais curtos, percorrendo a Vila do Estevão, povoado que deu origem a Canoa, ou roteiros mais extensos e com mais emoção, como a descida de uma duna íngreme em alta velocidade.

A parada é num paredão de areia, onde estão disponíveis descida de tirolesa ou no esquibunda até um lago formado pela água das chuvas. Uma atração recém-criada é o Insano nas dunas, uma referência ao toboágua Insano, do Beach Park.

O passeio de buggy também leva o visitante ao Oásis Cristalino, com lagoa, bica e restaurante rústico no meio das dunas de Canoa, e pode se estender ao Rio Jaguaribe, onde barcos conduzem os turistas pelas águas mansas. No cenário, despontam a Pedra do Chapéu, o Canal do Amor e o ninhal das garças, além do encontro do Rio Jaguaribe com o Atlântico.

Uma novidade em Canoa é o passeio panorâmico em jardineira puxada por trator, com passeio até o Rio Jaguaribe. A viagem começa na praia e passa pelo símbolo de Canoa, a lua e a estrela esculpidas nas falésias. Depois alcança a Duna do Pôr do Sol, o parque eólico de Canoa, com os cataventos gigantes, vastos coqueirais e o Oásis Cristalino.

O veículo segue pelas dunas até as margens do rio, onde a pedida é o banho de água doce e o passeio de barco. O retorno da jardineira é pela praia até a altura da vila.

A partir de Canoa também é possível realizar excursões às praias próximas, como Majorlândia e Quixaba, além de Ponta Grossa e Redonda, em Icapuí. Para quem prefere permanecer em Canoa estão disponíveis trilhas ecológicas e passeios a cavalo e de jangada.

Os mais aventureiros têm as opções de passeios de quadriciclo e, em especial, de parapente, viabilizados pelo piloto suíço Jerome Bertrand Saunier. Os voos duplos, realizados a partir da praça da igreja de Canoa, são a nova sensação na praia, propiciando um belo visual do lugar, a partir das 15 horas. Outra opção é aprender e praticar kitesurf nas águas de Canoa. Os ventos são perfeitos para o esporte.

Quando o sol anuncia a sua despedida é o momento de subir as dunas e conferir o pôr do sol em Canoa. Os mais místicos dizem que o espetáculo espalha uma energia diferente na praia, talvez, quem sabe, fortalecendo o ânimo do visitante para jogar-se na noite da Broadway, a rua principal de Canoa Quebrada e point do lugar.

A rua é o endereço da maioria dos bares e restaurantes da vila, além da Boate No Nome e do Forró Meu Chodó. A milosca e outras bebidas deliciosas reforçam a animação a cada ritmo no ar, do rock ao axé, do reggae ao forró. O agito começa após às 22 horas e só termina aos primeiros raios do sol do dia seguinte.

Arte e desenvolvimento
Para levar um pedacinho de Canoa junto de si, vale reservar um tempo para as compras na praia. A oferta de artesanato de bela feitura chama a atenção, como as garrafinhas e outros recipientes de areias coloridas e as peças criadas pelas labirinteiras do lugar, como dona Júlia Pereira, de 93 anos, sinônimo de longevidade, paciência e amor à arte que surge de suas mãos calejadas. A técnica de abrir e encher os espaços no tecido, ela aprendeu com as gerações anteriores e já transmitiu para filhas e netas. Dona Júlia garante que o labirinto é arte que resiste ao tempo, passando de mãe para filha com doses de amor.

O desenvolvimento de Canoa acontece na esteira das ações da Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada (Asdecq), formada por donos de barracas de praia, hotéis, pousadas, restaurantes, agências de viagens, comércio e indústria. O desafio é manter o visitante mais tempo no destino e atrair mais turistas, sem abrir mão da qualidade dos serviços. Para tanto, não faltam projetos e eventos que realçam o nome da praia e esticam a alta temporada turística, como o Canoa Blues, o Curta Canoa, o Réveillon Canoa e outros.

Os dirigentes da Asdecq, Luís Nogueira e José Ruy Oliveira, dois apaixonados por Canoa Quebrada, reforçam o convite para conhecer e rever o lugar, muito mais que um simples destino, uma obra de arte da natureza.
Saiba mais

Localização:
A praia de Canoa Quebrada, no litoral Leste cearense, fica a 156 quilômetros de Fortaleza.

Como chegar:
De carro - Acesso, a partir de Fortaleza, pela CE 040 e ou BR 116.

De ônibus - A empresa São Benedito (3452.1980) liga Fortaleza a Canoa Quebrada, diariamente. A passagem custa R$ 18,00,com a taxa de embarque.

Onde ficar:
Hotel Longe Beach - 3421.7404
Pousada Latitude - 3421.7041
Pousada Azul Marinho - 3421.7003
Pousada Tranquilândia - 3421.7012
Pousada La Dolce Vita - 3421.7213

Onde comer:
Café Habana - 3421.7375
La Trattoria - 3421.7268
Natural Bistrô - 3421.7162
Barraca Chega Mais - 3421.7101
Barraca Bom Motivo - 3421.7057
Barraca Antonio Coco - 3421.7000

Informes turísticos:

www.asdecq.com.br
www.portalcanoaquebrada.com.br

Passeios:
ABCQ - 3421.7175
Comun. Buggy Rosa - 8801.7381
Parapente - 8806.6570
Canoa Viagens - 3421.7323
Trip da Areia - 3421.7041

Código DDD: 88

FERNANDO BTITO
REPÓRTER


Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: