terça-feira, 30 de agosto de 2011

Educação Ambiental -UFC desenvolve ação de Educação para a Sustentabilidade em Aracati e Icapuí

Projeto Curumim vai promover cursos para capacitar população praiana em ciência, gestão, economia e política ambiental 

As praias do Ceará são destinos turísticos de potencial reconhecido nacional e internacionalmente. Mas a inconteste beleza natural da orla do Estado não a salva da atividade antrópica e os impactos ambientais dela consequentes.

Para tentar dirimir ou ao menos atenuar a poluição da atividade humana, a Universidade Federal do Ceará (UFC) desenvolveu o Projeto Curumim, através do Núcleo de Economia Ecológica e do Meio Ambiente do Departamento de Economia Agrícola.

O projeto vai oferecer cursos à população das cidades em que atuar. Cursos de extensão para a educação dos gestores públicos, técnicos, lideranças comunitárias, empreendedores e público em geral. Sempre com temáticas relacionadas à ciência, gestão, economia e política ambiental rumo ao desenvolvimento sustentável das comunidades rurais e urbanas no Estado.

Atuando inicialmente no litoral leste, o Projeto Curumim visa difundir, capacitar e empreender ações para promoção do desenvolvimento sustentável da região. Seus princípios básicos são a educação e valoração ambiental, instrumentos importantes para a formação de uma consciência ambiental e a sensibilização das lideranças comunitárias e políticas. Por isso o slogan: “Educação para a sustentabilidade: construindo junta a consciência ecológica e ambiental”.

Logo, o Projeto Curumim surge como contraponto às pressões exercidas pelas atividades econômicas insustentáveis que impõem elevados impactos ao meio ambiente e às comunidades locais.

Icapuí e Aracati são os primeiros
Financiado pelo Banco do Nordeste, o projeto terá sua primeira edição iniciando em 3 de setembro e abrangerá as cidades de Fortim, Aracati e Icapuí, com turmas nas duas últimas. Em seguida, a ideia é atuar nas demais regiões litorâneas, semi-áridas e serras úmidas do Ceará.

A região escolhida para esse passo inaugural tem recursos marinhos e costeiros importantes tanto para a subsistência das comunidades tradicionais – como a pesca e o extrativismo – quanto para o desenvolvimento sustentável da região, como o Ecoturismo.
Aracati e Icapuí receberão, ao todo, oito turmas em quatro cursos durantes os meses de setembro e outubro, cada um abordando uma temática diferente (veja com detalhes no Box desta matéria). Serão eles: Arte Aplicada, Cultura e Consciência Ambiental; Construção de Indicadores para Comunidades Sustentáveis; Minha Água, Minha Vida; e Gestão Participativa dos Recursos Marinhos Para o Ecoturismo.

Além destes, Fortaleza também receberá o curso Ecologia Interior: Educação do Ser para a Sustentabilidade. Qualquer pessoa pode participar dos cursos, para isso basta se inscrever gratuitamente. Mas é bom ressaltar que cada turma será formada por 20 alunos, podendo cada aluno se inscrever em apenas um curso.

Cursos
1. ARTE APLICADA, CULTURA E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
Objetivo: Apresentar os novos paradigmas relacionados ao desenvolvimento de produtos baseados no Eco Design, bem como gerenciamento de produção: processo criativo, valoração e preservação da Identidade local, imagem e mensagem no marketing de venda.
Turmas: 3 e 4 de setembro em Icapuí (inscrições até 31 de agosto) e 17 e 18 de setembro em Aracati (inscrições até 14 de setembro)

2. CONSTRUÇÃO DE INDICADORES PARA COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS
Objetivo: Conceituar Indicadores e apresentar suas aplicações e importância para o desenvolvimento sustentável; apresentar as principais abordagens para a construção de indicadores e definir suas etapas; identificação de fontes de dados; e o estabelecimento das bases para a construção de indicadores para comunidades sustentáveis.

Turmas: 3 e 4 de setembro em Icapuí (inscrições até 31 de agosto) e 17 e 18 de setembro em Aracati (inscrições até 14 de setembro)

3. MINHA ÁGUA, MINHA VIDA
Objetivo: Despertar a consciência ambiental das lideranças comunitárias para atuarem como multiplicadores na sociedade a fim de se promover o uso racional e a preservação da água e do meio ambiente por meio da formação e a capacitação de grupos comunitários de voluntários para o monitoramento participativo da qualidade da água.

Turmas: 1 e 2 de outubro em Icapuí (inscrições até 28 de setembro) e 15 e 16 de outubro em Aracati (inscrições até 12 de outubro).

4. GESTÃO PARTICIPATIVA DOS RECURSOS MARINHOS PARA O ECOTURISMO
Objetivo: Criar ações para a inclusão do ecoturismo como alternativa para o desenvolvimento sustentável das comunidades locais, aproveitando a base de recursos naturais e paisagem costeira a fim de promover a conservação ambiental, geração de renda e o empoderamento das comunidades.
Turmas: 1 e 2 de outubro em Icapuí (inscrições até 28 de setembro) e 15 e 16 de outubro em Aracati (inscrições até 12 de outubro).

5. ECOLOGIA INTERIOR: EDUCAÇÃO DO SER PARA A SUSTENTABILIDADE
Objetivo: Trabalhar o alívio do estresse, emoções, saúde e qualidade de vida; discutir a importância da Respiração para a saúde; apresentar as práticas de respiração e vivências corporais; usar a Yoga e meditação para a descoberta do Ser; despertar as várias dimensões da Consciência, responsabilidade e ação transformadora para o desenvolvimento sustentável.
 Turmas: 3 a 5 de outubro, em Fortaleza (inscrições até 30 de setembro)

Fique ligado
O prazo para as inscrições varia de acordo com a turma. Para se inscrever nas turmas da cidade que quiser, você pode ligar para (85) 3366-9114 ou 8817-2615 (em Fortaleza); (88) 9963-3126 ou 8825-4240 (Icapuí); e (85) 9113-0417 ou (88) 8846-9752 (Aracati).

Maiores informações:
Prof. Rogério César Pereira de Araújo
Fones: (85) 3366-9716, (85) 3366-9114
Fax: (85) 3366-9716
e-mail: rcpa@ufc.br

Fonte: Jornal O ESTADO CE

Nenhum comentário: