sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Pescadores discutem novas estruturas de manzuás e retirada de marambaias.

No prédio do Sindicato dos Pescadores da Comunidade de Redonda (SINDPAMI) ocorreu uma importante reunião na última quarta-feira. Iniciada as 18:30h, ela contou com a participação de dezenas de pescadores e alunos do curso de Aquicultura e Pesca. Também estiveram presente o vereador Cadá e o presidente do sindicato, Tobias Soares.

Com a presença de dois engenheiros de pesca provenientes da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a referida reunião teve como principal objetivo a apresentação de novas estruturas de manzuás e a articulação dos pescadores para a retirada das marambaias que estão imergidas no mar entre a extremidade de Retiro Grande e Barreiras de Cima. Durante a reunião, alguns pescadores manifestaram o seu repúdio em relação à pesca ilegal praticada no município de Icapuí. 

O novo modelo de manzuá apresentado evita a captura de lagostas miúdas. Os pescadores serão ensinados a construí-lo através de um curso, cuja data ainda está indefinida. E para a retirada das marambaias, as navegações irão se preparar até a próxima semana, quando a operação será realizada.

Nenhum comentário: