quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Pescador de Icapuí participa de projeto da Universidade da Flórida

(foto: Lucia Tolosa e Zachary Bennete)

Estudantes de Jornalismo e Comunicação da Universidade da Flórida (EUA) tiveram a experiência de conviver durante cinco dias com os hábitos do pescador Eliseu de Sousa de Icapuí. Isso faz parte do projeto FlyIns Flórida daquela Universidade, que consistem em por os estudantes em contato direto com as diversas realidades da América Latina.

Os estudantes Lucia Tolosa e Zachary Bennette realizaram, junto com o pescador, todas as atividades do seu dia-a-dia, inclusive pescar em alto mar em seu pequeno barco. Eles mencionam em seus relatos a crise na pesca da lagosta em Icapuí e os conflitos que isso geram, chegando a classificar essa atividade como "caminhando para a extinção". Diz ainda sobre a dificuldade que o pescador Eliseu de Sousa enfrenta todos os dias para garantir o sustento do filho.

O objetivo do projeto é transformar os estudantes em cidadãos mundiais, que tenham uma clara noção da diversidade cultural do mundo, principalmente de países menos desenvolvidos.

Todo o material colhido será utilizado na construção de um programa de rádio e exibições em multimídia a ser apresentado naquele país.

Essa notícia foi retirada do site do jornal americano The Gainesville Sun e está em inglês, mas é possível fazer uma tradução rápida.

Vejam a notícia completa aqui.

Um comentário:

A Cidade Icapuí disse...

Eu fui ler a reportagem toda com ajuda da tradução do google tradutor.

O texto do jornal é superinteressante e demonstra a visão externa de uma americana sobre o que acontece em icapui.