sábado, 10 de setembro de 2011

PRF apreende cerca de 200 tambores utilizados em pesca ilegal no Ceará

Tambores seriam utlizados como recifes artificiais
para pesca ilegal. (Foto: PRF-CE/Divulgação)
Segundo polícia, carga seria utilizada em pesca predatória de lagosta em Icapuí.

Motorista que transportava tambores foi apreendido por crime ambiental.

 A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na madrugada deste sábado no município de Aracati, a 140 km de Fortaleza, mais de 200 tambores metálicos de 200 litros contaminados com substâncias perigosas. De acordo com a PRF, um caminhoneiro de 32 anos transportava os tambores que seriam utilizados ilegalmente como recifes artificiais, conhecidos como "marambaia", para pesca predatória de lagosta no município de Icapuí, no litoral leste do Ceará.

Segundo policiais rodoviários, os tambores eram transportados em um caminhão baú pintado com a logomarca de uma fábrica de colchões. Apenas empresas específicas são autorizadas a fazer a descontaminação desses tambores para serem utilizados posteriormente, de acordo com a PRF. O motorista e a carga foram apreendidos e encaminhados ao Escritório Regional do IBAMA em Aracati por crime ambiental.

Pesca ilegal

A PRF explica que esses tipos de tambores depois de amassados, são lançados ao mar por lagosteiros da região que marcam o ponto de lançamento no GPS dos barcos. Depois de algum tempo, voltam ao local e fazem a pesca predatória da lagosta com mergulhadores utilizando compressor de ar, o que é proibido pela legislação ambiental.
Fonte: G1/Ceará

Nota do Blog

Caminhões carregados com tabores para fazer marambaias são vistos frequentemente em Icapuí, toda semana você vê-los passando na mais tranquilidade. Sem nenhuma fiscalização para apreensão desses objetos que na maioria das vezes estão com vestígios de agrotóxicos ou óleos.

Nenhum comentário: