domingo, 18 de setembro de 2011

Colunista do OPOVO cita vegetais produzidos em Icapuí

COLUNA/ GASTRONOMIA
 
Vegetais na alimentação humana


Produtos Viva Agrícola: excelência em 
vegetais cultivados em Icapuí (Ceará) 
(FOTO DIVULGAÇÃO )

Que os vegetais são importantes para a alimentação humana, todos nós sabemos. Que os vegetais são fontes de proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais, todos nós sabemos. Que os vegetais podem nos proporcionar uma dieta mais equilibrada e saudável, também sabemos. No entanto, os vegetais não são as nossas únicas fontes de nutrientes. Os alimentos de origem animal, também são muito importantes na alimentação humana, mas gostaria de me centrar hoje nos vegetais.


A cultura que recebi de meus pais (japoneses) destaca a importância dos vegetais na alimentação. Mas, esse não é o caso da cultura de nosso querido estado do Ceará, que tem forte influência da cultura sertaneja. Em muitas regiões de nosso estado, sempre houve muita dificuldade para o cultivo de vegetais, principalmente as hortaliças. Por isso nossos antepassados não adquiriram o saudável hábito de utilizá-las em suas refeições, repassando esse costume para as gerações seguintes.


Mas, isso está mudando rapidamente, devido a vários fatores:

1 – O mundo está mais atento aos cuidados necessários para a manutenção da saúde.

2 – O grande número de migrantes, oriundos de outras regiões do Brasil e do mundo, tem influenciado os hábitos alimentares do cearense.

3 – O trabalho de meus colegas chefs de cozinha, que tem procurado desenvolver pratos com equilíbrio nutricional.

4 – A constatação de que pratos com base em ingredientes vegetais, além de saudáveis, são deliciosos.


Também é muito importante o trabalho que alguns produtores e comerciantes de Fortaleza tem realizado para que o consumidor tenha hortaliças de alta qualidade, disponíveis para seu consumo. Gostaria de destacar o trabalho do Mercadinho Japonês, que foi pioneiro na produção (em seu sítio) e comercialização de hortaliças frescas, a mais de 30 anos. Também merece destaque o trabalho da Viva Agrícola; essa fazenda localizada em Icapuí, além de produzir e exportar os apreciados “melões redinha” e um mamão formosa muito doce, ainda produz abobrinhas, berinjelas, mini-tomates, quiabo indiano (s/ baba), aspargos frescos, e muitas outras hortaliças de altíssima qualidade. Estes vegetais estão disponíveis no Mercadinho São Luiz da Av. Santana Júnior. Hoje outros supermercados, mercearias e padarias já disponibilizam os produtos da Viva Agrícola.

Temos hoje, aqui em Fortaleza, vegetais de alta qualidade para fazer refeições saudáveis e deliciosas!


Elcio Nagano
elcionagano@opovo.com.br

Fonte: OPOVO

Um comentário:

Neyzinho disse...

Produtos de qualidade que não chegam à mesa do icapuiense. É verdade que não se pode negar que a empresa tem deixado uma boa fonte de renda em nossa cidade, mesmo em um regime de escravidão moderna onde muitos dos trabalhadores saem de casa 4:30 da manhã e chegam depois das 10 da noite. Mas os pais precisam alimentar os filhos, mas nem pensar em melão de exportação, tem que comer refugo mesmo.