quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Cadá assume a Prefeitura de Icapuí

Vereeador Jerônimo, prefeito Cadá e Gilsonn da Paz Segundo, presidente da Câmara  
Foto: Marcel Bezerra
Novo prefeito disse que não irá perseguir aliados do prefeito cassado, anuncia auditoria nas secretarias municipais e equipe de transição para contornar problemas da administração

“Não estou aqui para perseguir ninguém, principalmente quem exerce de fato sua função com dignidade. Nós vamos reconstruir Icapuí, que ainda é tempo”. A frase é do novo vereador Manoel Jeová da Silva, o Cadá (sem partido), que assumiu nesta terça-feira (28) à noite, na Câmara de Vereadores, o cargo de prefeito de Icapuí. Cadá se licenciou da presidência do Legislativo Municipal para comandar o Executivo por um período de até 90 dias, após a cassação dos mandatos do prefeito Irmão Edilson (PSDB) e do vice Heverton Costa Silva por abuso de poder político e econômico na eleição de 2008.

Irmão Edilson e Heverton foram cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral no Ceará (TRE-CE) no último dia 19 de setembro, sentença que foi confirmada e teve execução determinada na terça-feira, 27, após o julgamento de recurso (embargo de declaração) à decisão que havia julgado procedente Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) por abuso de poder político e econômico, proposta em dezembro de 2008, pelo deputado estadual Dedé Teixeira (PT) e pelo o advogado Orlando Rebouças, candidatos a prefeito e vice em 2008.

Cadá anunciou durante sua posse a formação de uma equipe de transição. “Da atual equipe de secretários, será mantido apenas o titular da pasta de Ciência e Tecnologia, Sílvio Barreira”, adiantou. O novo prefeito deverá proceder auditorias em todas as secretarias do município. “O que encontrarmos de errado, vamos dar ciência ao Ministério Público, com transparência e seriedade”, explicou.

A sessão extraordinária que empossou Cadá começou depois das dez horas da noite, 24 horas após os vereadores terem sido convocados, por exigência do Regimento Interno do Legislativo.

O plenário José Borges dos Reis estava lotado para a posse. Saudado pela população, Cadá assumiu em seu discurso de posse o compromisso de reorganizar o funcionamento da Prefeitura de Icapuí. Entre outros problemas, o município enfrenta uma crise na área da Saúde, com servidores em greve, postos de saúde em situação precária e ameaça de fechamento do Hospital Municipal Maria Idalina por falta de condições de funcionamento.

Ciente do pouco tempo à frente da Prefeitura, Cadá informou que pretende marcar sua passagem como prefeito. Segundo ele, medidas enérgicas serão tomadas “para o bem do município”, como a exoneração de diversas pessoas que exercem cargos comissionados na administração e não trabalham. “Da forma como se encontra, inchada com tantos funcionários, a prefeitura está inviabilizada. Vamos ficar apenas com quem o município tem condições de pagar. Não serei irresponsável e não quero salvar o emprego de quem não merece. Quero salvar a minha cidade”, colocou, ao citar em seguida a decadência das atividades pesqueira e turística de Icapuí.

Estiveram presentes à solenidade de posse de Cadá como prefeito de Icapuí os vereadores Jerônimo Reis (PT), Gilson da Paz Segundo (PSDB), Felipe Maia (PT), Vicente Braga (PT), Marcos Nunes (PCdoB), Érica Costa (PRB), além do deputado estadual Dedé Teixeira (PT), do juiz aposentado Orlando Rebouças e demais lideranças políticas do município.

Fonte: Deputado Dedé Teixeira

2 comentários:

Marta Silêda disse...

Parabéns Cadá, pela oportunidade de ter em suas mãos o maior de todos os desafios desde 1984 em Icapuí, que é o de reestruturar, retomar, reconduzir, reequilibrar e resgatar junto ao nosso sofrido povo, a esperança, a cidadania, a justiça, a fraternidade e a solidariedade tão ausente nestes tempos atuais, sintam meu grito aos quatro cantos de nossa cidade o grito de liberdade e de dor também, mas conseguiremos sim, apesar de ser mais dificil as rees e juntar cacos para reconstruir, temos o que faltou nas gestões que antecederam ultimamnete que é CORAGEM. VONTADE, CAPACIDADE, SOLIDARIEDADE, RESPEITO E FÉ que é possivel sim transformar, conte com meu apoio, entusiasmo, garra e luta, seguiremos em frente pois muito temos a fazer para praticar o que diz nossa canção, JUNTOS Outra vez para alcançar nossos sonhos(Icapui), e sermos felizes e fazermos o bem ao povo de Icapui.
Na estarda da vida eu, você e todos que queremos o bem a Icapui iremos fazer crescer e germinar a semente da paz, do amor, do trabalho, da dignidade, da etica e da vida...
Marta Silêda Rebouças da Costa

Marta Silêda disse...

Caro companheiro Marcos Junho, felizmente o que importa para nós que somos PT é a qualidade dos nossos companheiros/as filiados/as, qualidade que se pauta no processo da construção e compreensão que tem o nosso partido que é o de sair das bases, dos moviemntos de luta que possibilitaram a implementação de tantas politicas públicas de inclusão e de garantia de direitos, de conquistas e desafios para construção de uma sociedade mais justa e fraterna, do respeito e do orgulho de fazer valer de valores eticos, morais, civis e humanos para construir sempre o bem comum, desta forma no nosso partido se respeita as opiniões divergentes e a partir daí se constroi politicas coletivas/publicas de interesses comuns, esse é o meu PT e o seu e de tantos outros, se colocar no lugar do outro/a nós faz perecber e sentir a dor e o sofrimento de quem o estar vivendo, e sair do PT onde muitos destes o tem em suas entranhas não é um processo fácil e que os "poucos" que vc diz, fizeram ao sair o tenham feito com alegria. Mas o DIALOGO e O RESPEITO são vitais em todo processo de relação. Quero dizer que eu fiquei muito triste com a saída de companheiros/as que foram tantas e muitas vezes aguerridos e construtores, colaboradores da nossa história, não citarei nomes, creio que é desnecessário, mas a todos/as quero externar minha solidariedade, meu carinho e meu respeito, a estrada é longa e tem muitos obstáculos, continuo sempre firme, forte e com a coragem que me faz ainda sonhar e acreditar nas possibilidades de um mundo humano melhor. Os que chegam que sejam bem vindos para construção.
Um abraço no coração de todos/as.