sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Peixe-boi marinho é encontrado morto em Ponta Grossa

Imagem ilustrativa
Processo de readaptação de peixes-bois marinhos resgatados acontece em Icapuí

Hoje pela manhã, um filhote de peixe-boi marinho foi encontrado no mar de Ponta Grossa, em Icapuí. Segundo informou o morador da comunidade, Eliabe Crispim, o mamífero foi resgatado por pescadores que o avistaram boiando em alto mar.

Logo ao chegar em terra firme, uma equipe da Aquasis já aguardava para realizar a remoção do animal até Fortaleza, onde será feito autópsia para identificar as causas da morte do peixe-boi marinho.

Em fevereiro deste ano, outro filhote de peixe-boi marinho encalhou na praia de Manibu, também em Icapuí, e mais um foi encontrado em Grossos-RN na segunda-feira passada (19/9).

Na edição do Diário do Nordeste de ontem, uma reportagem no Caderno Regional fala sobre os constantes encalhes dessa espécie em nosso litoral e o tratamento que eles recebem da Aquasis. Veja matéria a seguir:

Diário do Nordeste - Caderno Regional

22.9.2011
Peixe-boi que encalhou no RN chega a centro de reabilitação no CE

Um filhote de peixe-boi, com 15 dias de nascido, 1,17 m de comprimento e 25 kg, resgatado na última segunda-feira (19), em Grossos (RN), chegou nesta quinta-feira (22), ao Ceará.

O animal, apelidado pelos pesquisadores potiguares de "Branca", será tratado no Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos (CRMM), da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (AQUASIS), situada na Colônia Ecológica do SESC, no município de Caucaia.
"Branca", cuja espécie corrre risco de extinção, deve permanecer em recuperação no local até que esteja saudável o suficiente para ser transportado de avião até Recife (PE), onde continuará o tratamento  no Centro de Mamíferos Aquáticos – CMA/ICMBio. Este é o terceiro filhote de peixe-boi a encalhar na região da divisa marítima entre o Ceará e o Rio Grande do Norte.
Desde que foi resgatada, “Branca” foi alimentada com uma fórmula láctea e diagnosticada com desnutrição e infecção. Uma equipe de pesquisadores do Rio Grande do Norte também procurou localizar a mãe do filhote, mas sem sucesso. 

CE terá 2º centro de reabilitação de peixes-boi no País
De acordo com a assessoria de comunicação da Colônia Ecológica do Sesc Iparana , "a partir do 2º semestre de 2012, todos os filhotes de peixe-boi resgatados com vida no litoral do Ceará e oeste Potiguar serão reabilitados no novo CRMM, gerenciado pela Aquasis. Esta estrutura será a 2ª no Brasil para a reabilitação dessa espécie de mamífero e a 1ª  não governamental. O centro terá capacidade para reabilitar até 9 filhotes ao mesmo tempo".

Os animais que estiverem em tratamento no local, ficarão até um ano e meio e depois ficarão mais seis meses em processo de readaptação no município de Icapuí, em ambiente natural, sob supervisão do Centro. Por fim, os peixes-bois receberão um equipamento de rastreamento antes de serem soltos em definitivo.

Um comentário:

AnDrÈ disse...

Uma ótima conquista para nossa cidade;;;
=) será um ótimo laboratório para nós estudantes da área em nossa cidade.