sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Diversidade do mundo das cervejas é apresentada em evento

Quantos tipos de cerveja você conhece? Não se impressione se alguém lhe disser que muitos. Até porque há mais de 120 tipos distintos dessa bebida, das mais diferentes nacionalidades e dos mais diversos sabores. Aquele tipo que aparece na televisão associado a mulheres seminuas é um apenas um deles, o mais comum, massificado. Para a realidade da nossa região, esse é um universo novo, quase excêntrico, e bastante peculiar. E o mossoroense que quiser conhecer um pouco mais sobre isso terá hoje (9) a oportunidade. Um especialista cearense vai apresentar uma palestra sobre o assunto nesta sexta-feira, com direito à degustação. O evento "I Encontro Cervejas do Mundo" vai ser a partir das 20h, no hotel Casa do Mar, em Icapuí. A entrada custa R$ 80 por pessoa.

A aula contará com os seguintes tópicos: história da cerveja; o que é a cerveja (ingredientes e técnica de fabricação); técnicas de degustação de cerveja; principais escolas cervejeiras e estilos de cervejas no mundo; e harmonização com a gastronomia. O evento contará com a degustação de seis cervejas, harmonizadas com pratos cuidadosamente escolhidos pelo especialista Rodrigo Campos, de Fortaleza, responsável pela palestra. Serão duas entradas, dois pratos principais e uma sobremesa. Apesar de contar com o total de 60 vagas, pouquíssimas estão disponíveis, por isso quem estiver interessado pode entrar em contato com o gerente do hotel, Karlo Schneider, pelo e-mail gerencia@hotelcasadomar.com.br ou pelo telefone 88 3432-4149.

O especialista convidado para comandar o evento, Rodrigo Campos, adianta: "Se você quer saber mais sobre isso é sua chance, são poucas pessoas que conhecem". Até mesmo por saber da dificuldade que é para uma pessoa do Nordeste conhecer mais a fundo sobre cervejas não industrializadas, chamadas artesanais, Campos diz que foi preparada uma apresentação bem completa sobre o assunto, com previsão de mais de duas horas de discussão.

"Quem for vai encontrar um mundo de possibilidades, outro universo, diferente daquele a que se está acostumado. São cervejas que, além de diferentes, caem muito bem com a gastronomia". Serão apresentadas bebidas de vários os países que tem tradição na especiaria: Bélgica, República Tcheca, Holanda, Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha. 

Palestra sobre a bebida vai ser a primeira do gênero na região

Karlo Shneider, gerente da Casa do Mar, foi quem teve a iniciativa de realizar o encontro, o primeiro do tipo da região. A ideia surgiu quando do contato com o blog de Rodrigo Campos. Cirurgião dentista de profissão, Campos se interessou pelo assunto numa viagem a São Paulo em 2007, quando teve seu primeiro contato com cervejas artesanais. De volta a Fortaleza, tornou-se autodidata. "Eu já gostava antes, mas conheci lá essa variedade. Desde então, comecei a comprar, procurar, me informar. Tornei-me autodidata sobre o assunto, até de uma maneira séria, mais técnica". Virou, como ele próprio se define, "cevejólogo nas horas vagas". E decidiu criar um blog, chamado "Para Que VoCerveja" (www.paraquevocerveja.blogsport.com): "Tive vontade de mostrar para as pessoas aquilo que eu estava descobrindo, daí criei o blog".

Hoje, é convidado por vários restaurantes de Fortaleza para fazer consultoria e montar cardápios. Apesar de ser realizado em Icapuí, a expectativa é de que a esmagadora maioria dos interessados no encontro seja de Mossoró, visto que grande parte dos hóspedes da Casa do Mar são daqui. Por isso, ele destaca a oportunidade que os mossoroenses têm de conhecer e degustar esse tipo de produto, que, de acordo com ele, é restrito até mesmo nas maiores metrópoles nordestinas. "No Nordeste, o pessoal ainda está um pouco atrás. Mesmo quem se propõe a fazer uma cerveja mais artesanal, muitas vezes só vende com o nome de artesanal, sem ser efetivamente. Mas existe um público crescente".

 Fonte: O MOSSOROENSE

Nenhum comentário: