sábado, 17 de setembro de 2011

ICAPUÍ -Empresa que suspendeu transporte de universitários já recebeu mais de R$ 1 milhão

extraído do Blog Vale do Jaguaribe do Jornalista Melquiades Junior


Transporte foi suspenso hoje. Em alguns casos, os mesmos ônibus fazem o transporte de estudantes das escolas durante o dia e de universitários à noite

Estudantes universitários de Icapuí que estudam nos municípios de Aracati e Mossoró (RN) estão mais uma vez sem poder assistir aulas. O motivo seria o atraso de cinco meses no pagamento, pela prefeitura, à empresa Viagens Vieira, que realiza o transporte dos estudantes. De acordo com a Associação dos Universitários do Município de Icapuí (Assumi), a dívida chega a R$ 50 mil. Os próprios estudantes ainda pagam uma pequena parte do valor (alguns também estão com atraso nesse pagamento). Em consulta ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), o editor deste blog que vos escreve percebeu que somente a empresa Viagens Vieira, que realiza o transporte dos universitários, recebeu, da prefeitura de Icapuí, valor próximo de R$ 1 milhão nos anos de 2009,  2010 e até junho de 2011.

Ônibus escolar com estudantes de Icapuí
estacionado em praça de Aracati (julho de 2011).
Foto: MELQUÍADES JÚNIOR
PARA SER MAIS EXATO: R$ 472.791,14 (2009), 354.464,39 (2010) e R$ 129.377,27 (de janeiro a 2 de junho de 2011). Mas também houve prestação de serviços nos anos de 2007 e 2008 (ultrapassando R$ 1 milhão em pagamentos a essa empresa). Vale dizer que os pagamentos são descritos para transporte de estudantes da rede pública de ensino. Apesar de ser um dos menores municípios, Icapuí tem um dos maiores gastos com transporte escolar entre os municípios de Vale do Jaguaribe e Litoral Leste. E tem mais: se somado, no ano de 2010, o que foi pago à empresa Regad Serviços e Locação de Veículos Ltda (1.320,476,90), chega-se, somente no ano passado, a um pagamento de mais de R$ 1,5 milhão a duas empresas contratadas para fazer transporte.

NÃO É A primeira paralisação nesse transporte universitário – a última foi em agosto. Os estudantes estão perdendo aulas e provas nas faculdades onde estudam. As principais são Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern) e Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa).

Os estudantes prejudicados vão tentar falar com o prefeito José Edilson (que não mora na cidade) durante solenidade política do PMDB hoje à noite, com participação do prefeito.

Os altos gastos com locação de veículos para transporte escolar, incluindo apresentação de valores, foram pauta de reportagem minha no Caderno Regional do Diário do Nordeste do dia 08 de Julho de 2011 (leia aqui).

5 comentários:

Freitas de Góis disse...

uma questão básica de prioridades por parte da prefeitura. e nós, universitários, sabemos muito bem não sermos uma delas.

estou cansado de ir pra minha parada esperar um ônibus que não vem. é aí onde a organização falha e a gente se sente largado. a associação tenta fazer o seu papel, de bom grado, sem nos pressionar e isso é louvável! no entanto não custa nada nos enviar e-mails assim que souberem que o ônibus não virá. serão sem dúvidas e-mails diários, dada a situação. mas esse recurso da internet ainda é gratuito, certo?

fico indignado com a administração dessa cidade, e podem até me falar, como já o fizeram, que eu não voto aqui. e nem tenho vontade! a um bom tempo que eu não vejo ninguém que seja digno do esforço de transferir o meu título pra cá pelo seu voto. no entanto, vale ressalvar que é pra cá que eu e minha família pagamos impostos.

Emilio Konrath disse...

Deixa eu ver se entendi; O prefeito de Icapuí não mora na cidade?

Geovani disse...

A dívida da prefeitura com a empresa que transporta os universitários deveria ter sido resolvida a muito tempo. Porém, a irresponsabilidade de muitos líderes políticos da então cidade nos deixa sem estudar, perdendo provas, trabalhos e desfalques na frequência. Acho tão engraçado ter verba para lançamento de partidos....Prefeito aja! Nos estamos perdendo muito com essa sua atitude....

Professor Celestino disse...

So falta agora os proprios universitarios se mobilizarem, para acabar com essa vergonha que é a falta de transporte para os mesmos.

Adna Darc disse...

Concordo com você Celestino...eu acho que se todos nós universitarios e cursistas que utilizamos o tranporte tivessemos ido a festa de lançamento do partido do PMDB lá no ginasio da mutamba, onde se encontrava o prefeito e tivessemos falado a verdade na cara dele, talvez assim ele tivesse tomado alguma providençia.