quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Muro de contenção do avanço do mar começa a ser construído na Barrinha

Muro de contenção evitará avanço do mar na Barrinha
Foto: Claudimar Silva
O mar e o muro de contenção

A população da comunidade da Barrinha, em Icapuí, já pode comemorar. O tão aguardado muro de contenção do avanço do mar começou a ser construído na semana passada. Desde então, a movimentação intensa de caminhões transportando pedras e outros materiais têm mudado a rotina dos moradores. Máquinas pesadas estão fazendo o trabalho de remoção da areia e escavação para assentamento das pedras. 

A praia da Barrinha têm sofrido constantemente pelo avanço do mar na faixa litorânea do município de Icapuí. Outras praias do município, e também do Ceará, são atingidas pelo mesmo problema. No entanto, nessa comunidade, os estragos causados pela força das marés forçou a retirada de moradores da área, a demolição de casas e da escola com risco de desabar. Muitas famílias recorreram aos parentes e a ajuda do município para serem abrigados. Diante do cenário desolador e da necessidade de ações imediatas, o município de Icapuí decretou estado de emergência para agilizar o processo de liberação do dinheiro e dar início às obras.

Os recursos da ordem de R$ 2,3 milhões para construção do muro foram  obtidos junto ao Ministério da Integração Nacional, porém, alguns entraves burocráticos retardaram a disponibilização do dinheiro.

Além do muro de contenção, parte destes recursos serão utilizados na construção de 15 casas populares a serem doadas aos moradores atingidos. Outras 30 casas já foram construídas através do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, e serão entregues em breve.

3 comentários:

Felipe Freitas disse...

Acham mesmo que podem lutar contra a força da natureza?! Seria mais útil e inteligente usar este valor para construir mais casas populares para os moradores que sofrem com este problema.

JOELMA OLIVEIRA disse...

Que esta obra possa beneficiar, tanto esforço com certeza tera bom resultados, a natureza ningem pode só DEUS e ele querendo ate o mar pode voltar pra bem longe da barrinha como era antigamente.
SE O PREFEITO FAZ OU TENTA FAZER O POVO NAO QUER DEIXAR E CRITICA DO MESMO JEITO, ENTAO VAMOS TRABALHAR.

Marco Lyra | Engenheiro Civil | Especialista em Obras de Defesa Costeira. disse...

A obra em questão não está utilizando a tecnologia do Bagwall. É importasnte observar isso para não misturar alhos com bugalhos.