segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Núcleo Icapuí será destaque no Programa Globo Ação Cidadania

Por Manuel de Freitas Filho 
Coordenador Local do MOVA-Brasil  


No próximo dia 15 de setembro, a equipe de reportagem do Programa Globo Ação Cidadania estará em Icapuí para realizar uma matéria especial sobre a iniciativa de uma das turmas do Projeto MOVA-Brasil – Desenvolvimento & Cidadania – instalada na Serra de Cajuais e que tem como Monitor Francisco Edson Barreto de Medeiros. Ao longo das práticas de ensino-aprendizagem, a partir de uma metodologia que valoriza os potenciais locais, os educandos suscitaram o interesse em resgatar uma das atividades econômicas que outrora foi uma das principais fontes de renda ao longo de gerações inteiras em nosso município, agregando valor econômico alternativo para muitas famílias: O LABIRINTO. 

Entre Pontos e Sonhos 


O labirinto foi uma atividade econômica e social que veio à tona em Icapuí por volta da segunda metade do século XIX. Inicialmente cumpria apenas um papel de entretenimento para as donas de casas e suas filhas, enquanto os maridos trabalhavam, na pesca ou na agricultura. Reunidas no aconchego de alpendres e tamarindos o labirinto passou a cumprir um importante papel social nas comunidades locais. Vale ressaltar que a atividade era partilhada (feita) por mulheres, que eram a maioria, e homens. No ato mesmo de sua tessitura as pessoas ali reunidas inteiravam-se das noticias, dos acontecimentos, contavam histórias e estórias, nascia namoros e por vezes casamentos. 

Posteriormente a arte de fazer o labirinto teve sua ascensão econômica, possibilitando renda, embora mínima, para as Labirinteiras, tendo em vista a demanda por produtos oriundos dessa arte em cidades como Aracati, Fortaleza, Areia Branca e Mossoró, ambas no Rio Grande do Norte. Entrava nesse processo o papel do(a) atravessador(a), que adquiria as peças a baixo custo e a revendia em cidades próximas por um preço bem mais elevado. Equivale dizer, neste sentido, que a arte de fazer o labirinto passou a ser quase um rito de passagem em praticamente todas as famílias, que engajavam suas filhas ainda pequeninas, dando-lhes ocupação e responsabilidade. 

Na turma do MOVA-Brasil, da Serra de Cajuais, município de Icapuí, a partir do tema gerador DESEMPREGO, em uma das aulas de identificação das atividades econômicas da comunidade veio à tona as saudosas atividades das Labirinteiras. Tendo em vista a potencialidade do labirinto como fonte mesmo de renda, sentiu-se a necessidade e a viabilidade de sua revitalização. Como forma de homenagear o Projeto MOVA-Brasil as Labirinteiras que fazem parte da turma de educandos resolveram confeccionar uma peça destacando a logomarca do projeto, peça esta que atraiu o interesse em ser adquirida pelo Instituto Paulo Freire. Para tanto, foi necessário a busca de patrocínio no comércio local que prontamente atendeu ao apelo e ofereceu todo material necessário para a confecção da obra de arte. Vale ressaltar que uma das principais dificuldades é exatamente a falta de material (tecido, linha, entre outros) para trabalhar, devido ao fator financeiro. Portanto, foi a partir da construção da peça do MOVA-Brasil, dado o respaldo, o reconhecimento e a valorização do trabalho, que as mulheres envolvidas sentiram-se ainda mais estimuladas a ampliar as possibilidades de confecção e comercialização, com vista a subsidiar renda. 

Como fruto de todo esse desenvolvimento trabalha-se com a intenção de fundar uma Associação das Labirinteiras no sentido de fortalecer a justa comercialização e o retorno financeiro. Onze mulheres fizeram parte desta iniciativa, porem, percebe-se claramente em toda comunidade o interesse de outras Labirinteiras em inserir-se neste processo promissor. A divulgação em âmbito nacional dessa iniciativa fortalecerá ainda mais as ações e vontade firme de resgate, dando visibilidade econômica e cultural à magnifica arte das Labirinteiras em nosso município. 

Parabéns ao Núcleo do MOVA-Brasil do Município de Icapuí pelo excelente trabalho desenvolvido ao longo desses onze meses de projeto, solidificando muitas conquistas e reconhecimentos e mais do que isso, sendo capaz de transformar vidas.

Conheça o blog Entre Pontos e Sonhos: www.entrepontosesonhos.blogspot.com

enviado por e-mail.

Nenhum comentário: