quinta-feira, 22 de setembro de 2011

AL: Dedé Teixeira lamenta problemas na administração de Icapuí

Em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Estado Ceará, o deputado estadual Dedé Teixeira falou sobre cassação do prefeito atual, a situação caótica do sistema de saúde e a crise no transporte dos universitários do município de Icapuí. Leia a seguir: 

21.9.2011
Dedé Teixeira lamenta problemas na administração de Icapuí 

O deputado Dedé Teixeira (PT) lamentou nesta quarta-feira (21/09) os problemas na administração municipal de Icapuí. O petista disse que o Hospital Municipal Maria Idalina de Medeiros e os postos de saúde do município não têm condições de funcionamento por falta de material e de profissionais. 

Dedé Texeira lembrou que na última segunda-feira (19/09) o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou os mandatos do prefeito de Icapuí, José Edilson da Silva, e do seu vice, Heverton Costa Silva, por abuso de poder político e econômico. Segundo a denúncia, o prefeito conhecido como “Irmão Edílson” contratou 484 servidores públicos temporários, sem concurso público e sem critério de seleção, no primeiro semestre eleitoral de 2008. A contratação teria beneficiado a candidatura do prefeito à reeleição. 

De acordo com o parlamentar petista, o abuso de poder é apenas um dos problemas da gestão do prefeito cassado. Segundo ele, a promotoria da comarca local pediu a interdição das unidades de saúde do município por falta de instrumentos de trabalho. Dois dos cinco postos não têm condições de funcionamento, segundo ele. O mesmo acontece com o hospital municipal. 

Segundo Dedé, o prefeito cassado tem feito denúncias contra ele nas rádios da cidade, atribuindo ao deputado petista problemas verificados na área de saúde. Dedé foi prefeito de Icapuí por três vezes. “Nos três mandatos como prefeito só recebi prêmios e orgulhei a cidade, transformando-a em referência como uma das cidades mais prósperas do Ceará”, respondeu. 

Em aparte, a deputada Dra. Silvana (PMDB) ponderou que Dedé Teixeira não pode ter sido um prefeito relapso, porque desempenha um mandato “brilhante” na Assembleia. “Não conheci o seu trabalho como prefeito, mas acredito nele, porque sei de seu trabalho aqui e posso testemunhar”. O deputado Perboyre Diógenes (PSL) disse que não ser levado em conta o que afirma “um prefeito que foi afastado por usar a máquina pública para se reeleger”. Os deputados Roberto Mesquita (PV) e Welington Landim (PSB) também se solidarizaram com Dedé Teixeira.

Sobre o transporte dos universitários

Dedé Teixeira disse que Icapuí vive um difícil momento, porque o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou o prefeito e o vice, por causa, segundo ele, do abandono e desmando que vinha sendo praticado no município. O parlamentar explicou que a Associação dos Universitários de Icapuí, formada por quase duzentos estudantes, está sendo obrigada a custear do próprio bolso o transporte para Mossoró e Aracati, onde estudam. Antes, a Prefeitura bancava parte da despesa, mas nos últimos cinco meses suspendeu os repasses. “Isso mostra o descaso de uma cidade que já foi referência nacional em políticas públicas de educação, ganhou prêmio Unicef, realizava educação inclusiva, e hoje vive em situação de abandono por causa de uma política de 20 irmãos que estão se locupletando do poder e acabando com a esperança de nossos jovens”, criticou.


16 comentários:

Antonio Luis disse...

Se quem causou os problemas foi ele.
Ele pensa que quem faz o mau os outros é recompensado com o bem.

Professor Wellington Pinto disse...

Por trás da cassação se encontra o nobre deputado estadual Dedé Teixeira que ainda não se conformou com a derrota nas urnas.Gostaria de enfatizar que não sou partidário de A ou B, porém não consigo compreender que os mais prejudicados na briga pessoal seja o povo de Icapuí. Vamos deixar o irmão terminar seu mandato, foi eleito democraticamente e merece terminar seu mandato. Espero que o nobre deputado como relator dos banheiros(desvio de dinheiro público) puna de maneira exemplar os culpados pelo dinheiro público, que não termine essa investigação em pizza. Lembro que o nobre deputado já passou por essa experiência de cassação e isso não é salutar para a democracia.

Marcos Junho disse...

Quer dizer que o prefeito no seu governo só fez o bem, quer dizer que fazer o bem é deixar os ginasios de icapui se acabar, fazer o bem é ver o estadio de futebol sem codições de se praticar esporte, fazer o bem é ver os postos de saude e ate o Hospital sem condições de funcionamento, como disse o promotor, fazer o bem é um cidadão chegar no hospital passando mal e mandarem ele de volta pra casa e de manhã é encontrado morto, fazer o bem é atrazar os salarios dos servidores, fazer o bem é prejudicar os universitarios não repassando o dinheiro a empresa responsavel pelo transporte? e outras coisas mais, Sera que isso é fazer o bem ao povo de Icapuí, eu acho que não, como diz o ex prefeito Edilson, o pior cego é aquele que não quer ver!!!!!!!!

Professor Celestino disse...

Que os culpados sejam punidos seja quem for, o que interessa é que a população precisa ter os seus direitos básicos assegurados e isso não estava acontecendo e eu não consigo achar outro culpado que não seja a atual gestão, de modos que essa situação não podia e não pode continuar.
"A mediocridade é a arte de se fazer notar os inoperantes e os frustrados". Icapuí terá dias melhores o nosso povo merece!!!

Souza disse...

Lamentável é isso...
Irregularidades
Nos anos de 2003 e 2004, durante a administração de Dedé Texeira, a prefeitura de Icapuí firmou dois convênios com a Fundo Nacional de Saúde (FNS). Um dos convênios objetivava a obtenção de equipamentos e material permanente para unidades básicas de saúde no município. Houve aquisição de material, mas os valores pagos por eles ficaram acima do estimado no contrato. Além disso, foram adquiridos bens sem anuência do FNS e houve equipamentos que constavam na proposta e não foram adquiridos.
O outro convênio tinha como finalidade garantir apoio técnico e financeiro para a reforma, ampliação e aquisição de equipamentos e materiais permanentes. Fiscais do FNS constataram, entre outros problemas, a ausência de documentos nos processos licitatórios, equipamentos adquiridos sem tombamento e plaquetas de identificação, contrato com empreiteira vencido, aquisição de equipamentos que não estavam previstos, equipamentos que deveriam ter sido adquiridos e que não foram.
Improbidade
As decisões liminares atendem pedidos apresentados pelo Ministério Público Federal em Limoeiro do Norte, que ajuizou ações de ressarcimento contra o ex-prefeito pela prática de irregularidades e improbidade na gestão de recursos públicos federais da área da saúde.
Ressarcimento aos cofres públicos
Somando os valores estabelecidos em cada processo, Teixeira teve a quantia de R$ 397.082,08 em bens indisponibilizados, ou seja, que não podem ser comercializados, transferidos ou doados. Com isso, ficam assegurados os recursos necessários para o ressarcimento aos cofres públicos dos prejuízos causados pelas irregularidades e improbidades.
Sr. Dedé, falar em “falta de instrumentos de trabalho”? Cadê os que deveriam ter sido adquiridos e não foram? Nos seus mandatos também era repassado aos universitários uma mixaria, sem falar que também atrasava. Querer dá uma de bonzinho quando seu retrospecto também não é dos melhores! Tenha paciência!
IMPROBIDADE: mau caráter; desonestidade; Maldade; perversidade; é o que pesa contra sua pessoa nobre deputado. Nessas horas o melhor é ficar calado.
SOUZA

JEFSON BORGES 2012 disse...

O engracado eh que o prefeito atual e sua familia na epoca em que o DEDE TEIXEIRA foi prefeito pela primeira vez cassaram o mandato dele e quem assumiu por uns dias foi o Sr. Raimundo Lacerda (que DEUS o tenha), por sinal uma pessoa muito boa que tive o prazer de conhecer pessoalmente e que foi triado por ZE AIRTON que hj eh endeusado por todos , mas agora como eh O EDILSON que esta passando por essa situacao isso eh coisa de gente invejosa eh calunia , defamacao etc...Rapaz primeiramente temos que olhar para nossos erros para depois sairmos criticando os outros...

AnDrÈ disse...

O que se vê é um bando de abutres,Brigando pelo poder que nem sabem o que politica e muito menos democracia... Triste Icapuí....Ou melhor tristes nós icapuienses,,,,
Affffff......

joao disse...

Caro Antonio Luis esse seu comentário merece uma reflexão muito profunda, "...ele pensa que quem faz o mau aos outros é recompensado com o bem... é preciso que não só o Dedé como todos os outros que fizeram e fazem o mau a toda população de Icapui pensem nisso, ou será que esses que estão a frente da administração como o todo só fazem o bem?

Corpo meu, minha morada! disse...

Me admiro quando leio as palavras do Profº Wellington Pinto, uma pessoa tão polítizada, formador de opinião só conseguir enchergar o cenário que hoje vivenciamos em nossa cidade como uma briga pessoal. O que me parece (desculpe o julgamento) é que você sim, tem um problema pessoal a ser resolvido com o Deputado Dedé Teixeira. É necessário ampliar o olhar, está acontecendo com Edilson, mas poderia ser com qualquer outro que cometesse tamanho desastre administrativo. Não preciso ser redundante e explicar o que acontece na nossa cidade, você é conhecedor!

Laís

IVAN SOUZA disse...

Meu caro amigo Welington Pinto, ultimamente venho acompanhando artigos de sua autoria, e também os deuscomentários que vejo no blog A CIDADE ICAPUI, e cheguei a uma conclusão, que o amigo precisa mesmo fazer uma profunda reflexão, tipo assim: De onde venho? A onde estou? E onde quero chegar? Digo isso, porque lhe ouvi várias vezes narrando suas idéias (há cerca de 4 anos)que eram totalmente ou parcialmente opostas do que escreve e fala hoje. Finalmente, responda, por qual motivo o companheiro inverteu o pensamento político sobre a nossa Icapuì? Por que a quem você admirava virou rival e quem era rival tornou-se no mínimo parceiro? Seus amigos e admiradores, certamente, gostariam de saber os seus argumentos ou justificativas, sobre as indagações anteriormente citadas.

joao disse...

meu caro amigo Ivã quem são os amigos e admiradores de Wellington Pinto?????

Professor Wellington Pinto disse...

Meu ponto de vista é o mesmo de sempre, só que agora minha visão política se ampliou.Quando eu babava o PT ninguém questionava, agora que faço críticas de modo geral me criticam. Não tenho questões pessoais com o nobre deputado, apenas não suporto tanta demagogia e perseguição ao governo do irmão. Todos sabem que a administração do irmão é um desastre e digo que não voltei nele para prefeito, meu candidato foi Dedé Teixeira. Sou filiado ao PSB e membro da executiva municipal.Interessante que só é formador de opinião quem mete o pau na administração do irmão Edilson? Escrevo com imparcialidade, quem acompanha meus artigos sabem disso.Alguns leitores me perguntam que lado eu estou, por criticar a todos... sempre respondo, do lado da verdade.

Neyzinho disse...

Pessoal calma, acho que esse não é o Professor Wellington Pinto que conhecemos, vou avisá-lo que hackearam sua conta do blogger e estão postando coisas em seu nome.

derlan disse...

como vemos ja chega de sofre temos que buscar o melhor e esse melhor é eleger dedeteixeira com nosso prefeito!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Pamella disse...

Imagino se nos governos passados tivesse internet? Hoje é muito mais fácil saber tudo que se gasta, ante não tinha nada disso. Tudo as "vistas claras". Antes não se tinha nada disso, pelo menos para nós não! Hoje até um 'pum' é denunciado, publicado. Vcs já pararam para imaginar se tivesse internet nas outras gestões? O bicho ia pegar! Icapuí já teria mudado de prefeito umas 500 vezes até hoje. kkkkkk

Professor Wellington Pinto disse...

98% dos que terminaram o 2º grau passaram pelas mãos desse humilde professor, que quando se candidata poucos votos tem tirado. A explicação é muito simples, não tem dinheiro para comprar votos. Hoje muitos estão formados e bem de vida e não reconhecem o valor do professor, é uma pena que esses ex-alunos não respeitem seus antigos mestres, eu particularmente adoro meus antigos mestres e quando tenho oportunidade de agradecê-los não perco a oportunidade.